Notícias

CTCP apoia a prototipagem

Shoe FabLab

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
CTCP apoia a prototipagem

O CTCP criou um novo espaço de apoio à prototipagem, onde os criadores podem encontrar apoio no desenvolvimento de protótipos e coleções de amostras.

Um espaço de aprendizagem experimental de cocriação para formação, inovação e aceleração de novas ideias, produtos e negócios. Esta estrutura estende-se a uma rede profissional de pequenos fabricantes e artesãos, que pretende dar a resposta a marcas emergentes  com protótipos, produção de amostras e produção de pequenas séries, na área de calçado e marroquinaria.




Localizado nas instalações do CTCP-Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em São João a Madeira, o Shoe FabLab está dotado de ferramentas que permitem realizar as seguintes tarefas:  modelação (Sistema de CAD), corte, costura, montagem, acabamento e embalamento.

Neste espaço, para além da prototipagem,  os interessados têm acesso a serviços de laboratório, materiais e possíveis fornecedores, bem como suporte especializado durante a realização de cada projeto. Este é também  um espaço de Demonstração de tecnologias disruptivas e engenharia de produtos e processos e apoio à investigação e desenvolvimento de novos produtos.

O CTCP está a criar uma rede de parceiros que e permitirá apoiar diferentes tipologias de projetos, consoante o tipo de sapato (senhora, homem e criança) e o tipo de construção (Colado, Pratick, Strobel, Goodyear, etc.).

Neste espaço já promovemos várias iniciativas (workshops, oficinas, formação) onde os criadores produziram pelas suas próprias mãos os seus protótipos.





Consultar os protótipos já  desenvolvidos AQUI.


Testemunhos dos criadores

“ A nível profissional foi muito importante. Sou controlador de qualidade há cerca de 1 ano e meio . Ter noção do principio ao fim da criação de um sapato, desde a ideia até ao embalamento respondeu-me a questões e fez-me encaixar conceitos que me ajudarão a ser muito melhor profissional por estar melhor preparado e informado.”
Mauro Moreira, controlador de qualidade - calçado (participante oficina High-end Shoe)

"As oficinas promovidas pelo CTCP permitem-nos crescer como profissionais que pretendem ingressar no setor do calçado. Ficamos com uma visão mais alargada de todos os processos e da complexidade que é “dar vida” aos sapatos que idealizamos. Dá-nos ferramentas que nos permite ser capaz de, por um lado, os sabermos conceber e por outro lado criarmos modelos que sejam concebíveis".
Maria Inês, designer de calcado (participante na Oficina fit2comfort)


Próximos eventos

Dia aberto/ 24 horas de prototipagem -22 de fevereiro



O CTCP em colaboração com o Turismo Industrial vai promover, no próximo dia 22 de fevereiro a partir das 11:00 a experiência criativa: Sapateiro por um dia.   O  Fablab vai estar de portas abertas para quem quiser visitar e ter uma experiência na prototipagem de um sapato.

Visite-nos.



Fonte: ctcp
3310

Voltar