Para aumentar as competências verdes e digitais de gestores e colaboradores das PME do setor do calçado e do couro, surgiu o projeto Twin Transformation, um consórcio composto por oito parceiros de quatro países, entre os quais o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, inserido no programa europeu Erasmus+.
Nesse âmbito, sucedem-se os encontros entre as entidades que compõem o consórcio, com o último a realizar-se em Elche, Alicante, na sede da AVECAL, a associação valenciana dos empresários do calçado, que desempenha um papel fundamental no apoio à competitividade, digitalização e compromisso ambiental naquela que é a principal região de calçado de Espanha.
Assim, os parceiros – de Portugal, Espanha, Itália e Turquia – reuniram-se para analisar os progressos do projeto e alinhar os próximos passos, com vista ao aperfeiçoamento das competências verdes e digitais, assim como reforçar a colaboração de todas as entidades em prol de um cluster mais resiliente e ecológico. Em representação do CTCP, marcaram presença as especialistas Cristina Marques e Rita Souto.
A comitiva – além de ter sido recebida pelo alcaide de Elche – teve a oportunidade de visitar duas empresas, Simplicity Works e Pikokaizen, esta do grupo Pikolinos, podendo observar diferentes abordagens e metodologias na produção de calçado: a primeira suportada na tecnologia 3D Bonding, um processo simplificado e mais sustentável devido à redução de materiais e energia utilizados; e a segunda, apesar de partir do modelo tradicional, distingue-se pela organização dos processos aliada à tecnologia.

FOTOS: DR