Notícias

Congresso Mundial de Calçado supera expectativas

terça-feira, 22 de maio de 2018
Congresso Mundial de Calçado supera expectativas


Terminou na passada sexta-feira, com um balanço francamente positivo, o maior congresso Mundial de Calçado. Durante uma semana estiveram reunidos no Porto 540 profissionais do setor, oriundos de 33 países.

De acordo com Yves Morin “foi um congresso incrível”. Na óptica do Presidente da UITIC (União Internacional dos Técnicos da Indústria de Calçado), o “20º Congresso da UITIC foi incrível devido ao número recorde de delegados, pelas fantásticas visitas às empresas, pelo nível elevado dos painéis, dos discursos e das apresentações”. Em traços gerais, “o congresso atingiu plenamente os seus objetivos de ser o «Think Tank» internacional da indústria de calçado”.

Mais de 30 oradores

O futuro da indústria de calçado a nível mundial foi o ponto central em discussão no 20º Congresso da UITIC. “Novos produtos e novos serviços ligados às necessidades dos consumidores”, “Desenvolvimento inteligente e produção”, “Sustentabilidade, transparência da cadeia de abastecimento e tendências regulatórias que afetam as fábricas” e “Fábricas centradas no homem e novas formas de gestão” foram os temas em destaque.

Uma das intervenções mais esperadas era de Maarten Oonk, da Deloitte. "Podemos dizer que o cliente final assume um papel cada vez mais importante no processo industrial. O futuro passa por perceber quais os desejos do cliente". Para o responsável da consultora internacional "a tecnologia digital permite alterar profundamente a relação com o consumidor final", processo esse que já é hoje "muito diferente do que acontece numa loja física tradicional. "Hoje em dia - continuou - podemos ir a uma loja online e partilhar os nossos gostos e preferências. Se conseguirmos captar isto, poderemos optimizar todo o processo produtivo - desde o design até ao produto final - e ir ao encontro do que o cliente deseja".
 
Indústria portuguesa em destaque

Na abertura, a Secretária de Estado da Indústria Portuguesa salientou que “Portugal está numa posição privilegiada. É uma indústria inovadora e fortemente exportadora: mais de 95% da sua produção destina-se aos mercados externos e exportou mais de 80 milhões de pares de calçado em 2017.” Para Ana Teresa Lehmann o tema do Congresso – ‘From fashion to factory: a new technological age’ – “refletiu o papel da tecnologia como força motriz da economia e o seu impacto nas indústrias mundiais. A esse nível, a indústria do calçado, conhecida (através da muito premiada campanha) como a mais sexy da Europa, é um modelo de competitividade. É também um dos exemplos mais visíveis de modernização e inovação na tradição”.

Ao longo de três dias, mais de 20 empresas de calçado foram visitadas pelos congressistas. “Quando sugeri o tema deste 20º congresso — ‘From Fashion to Factory: A New Technological Age’ estava a pensar em Portugal. Portugal era o local certo para debater este tópico, porque há poucos países no mundo onde podemos encontrar em simultâneo toda a cadeia de produção, com muito bom ‘know-how’ produtivo e com conhecimento aprofundado da moda e design”, afirmou Yves Morin.

O roteiro FOOTure 4.0

“Balanço positivo para um dos mais interessantes Congressos de sempre” assume o Presidente da APICCAPS. Luís Onofre destacou o «Roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital», recentemente apresentado pela indústria portuguesa de calçado. O FOOTure 4.0 prevê um investimento de 50 milhões de euros até 2020 e procura explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0 e definiu quatro prioridades estratégicas e catorze medidas, nomeadamente criar formas de interação com o cliente num contexto digital e em rede; melhorar a flexibilidade, tempo de resposta ao cliente, inteligência de negócios e sustentabilidade; qualificar o setor para a Indústria 4.0, tonando-o mais dinâmico, inovador e capaz de criar novos negócios; melhorar a inteligência e imagem do setor.

Próximo congresso em aberto


O Comité Executivo da UITIC reuniu, ainda, no final da passada semana e anunciou que existem três candidaturas para a realização do próximo grande evento técnico à escala mundial: Africa do Sul, Colômbia ou Roménia são os países que já apresentaram candidatura e poderão acolher em 2020 o 21º Congresso Mundial do Calçado.

VER GALERIA DE IMAGENS E VIDEOS EM :www.porto2018.uitic.org


Fonte: ctcp
5513

Voltar