Notícias

CEI aposta em programa inovador de produtividade e desenvolvimento pessoal

terça-feira, 28 de abril de 2020
CEI aposta em programa inovador de produtividade e desenvolvimento pessoal

Chama-se Lean&Envolve e é um programa criado e desenvolvido pela CEI- Companhia de Equipamento Industriais, que visa uma melhor integração e acompanhamento dos colaboradores, onde o bem estar das pessoas é a principal preocupação. No âmbito do nosso projeto de formação Intermed- Mediação Intercultural para Gestores (https://www.intermedproject.eu/) fomos perceber como este programa funciona no dia dia da empresa e que vantagens este tipo de iniciativas pode trazer para a empresa.

 Alvaro Gouveia é um dos sócios da empresa e o responsável pela criação e execução desta iniciativa que segundo ele “ pretende integrar as pessoas que trabalham na empresa com as suas famílias, e com a comunidade onde vivem, esta é chave critica para o Sucesso da empresa”.
“Para atingirmos os objetivos de desenvolver as competências dos colaboradores e da equipa, a CEI iniciou há cerca de 16 anos o projeto que hoje  está completamente integrado no dia a dia da empresa  e é referenciado como uma boa prática e acão de RSE-Responsabilidade Social Empresarial”.

São iniciativas de desenvolvimento profissional, mas também pessoal, como por exemplo uma reunião informal matinal onde são discutidos os assuntos profissionais e pessoais de cada colaborador, onde são discutidas as ideias de todos,  ginástica matinal, mas também atividades na comunidade que fortalecem as relações com os colegas, nomeadamente corridas solidárias, grupo de teatro, entre outras.
“A nossa abordagem desenvolve-se em torno do crescimento das pessoas para obter resultados empresariais sustentáveis. Os indicadores alcançados são o da produtividade, que cresceu 30% nos últimos 2 anos, com incremento simultâneo nos indicadores de segurança no trabalho, cumprimentos de prazos e bem estar dos colaboradores” refere este dirigente que para além de gestor  tem também um papel de relevo na comunidade onde se insere, como interventor social na comunidade, onde procura atingir os mesmos objetivos, mas de um modo mais amplo. 

“A diversidade faz-nos crescer”

As empresas são um veículo muito importante na integração e adaptação de pessoas oriundas de outras culturas. É por isso de extrema importância que estas tenham dentro de portas um plano de integração de novos colaboradores que inclua essas diferenças culturais. 
Apresentamos um bom exemplo da CEI, uma empresa Portuguesa, com sede em São João da Madeira e que se dedica à produção e venda de equipamentos Industriais, em especial para o setor do calçado e Pedras ornamentais.
Há já muitos anos que esta empresa tem as portas abertas para receber pessoas de culturas diferentes. Os dirigentes acreditam que é na diversidade que está a riqueza da empresa“ pessoas com visão diferente da nossa são aquelas que precisamos para enfrentar os desafios que nos são colocados” afirma  o empresário Alvaro Gouveia.

 “Os nossos colaboradores, sejam estrangeiros ou não são integrados na politica da empresa . As pessoas nãos são tratadas de maneira diferente por serem de uma cultura diferente da nossa. Pessoas com visão diferente da nossa trazem-nos uma visão diferente e ajudam-nos a complementar as nossas falhas, por isso se conseguirmos potênciar as diversidades  de forma correta permite-nos atingir os nossos objetivos, que são a produtividade, a sustentabilidade e o bem estar das pessoas” afirma.

 Os colaboradores desta empresa trabalham diariamente com pessoas de culturas diferentes, algumas integram a equipa interna, outras são clientes e fornecedores provenientes dos 4 cantos do mundo. Por isso estão sempre de portas abertas para receber e partilhar ideias e experiências de trabalho.

A CEI tem as portas abertas à diversidade, desde há muito tempo. O Yuri, um Ucraniano que veio para Portugal, há 18 anos, é um bom exemplo. Este emigrante encontrou na CEI a oportunidade que nunca mais deixou escapar. Recorda-nos que já na altura a empresa fez tudo para a sua integração, proporcionou formação de português e apoiou na integração na comunidade. “Quando cá cheguei estive algum tempo numa instituição que acolhia emigrantes e que nos proporcionou muita coisa, cursos de formação, atividades culturais, gastronomia, entre outras coisas”.
Questionado sobre a intenção de voltar para a Ucrânia responde assim “estamos bem aqui, porquê voltar”.

Os próprios colaboradores reconhecem que aprendem mais com pessoas com uma cultura diferente da Sua. “Aqui, nós não recebemos estrangeiros, recebemos pessoas” começa por referir Joaquim Sousa, técnico de automação na empresa. “Somos todos iguais, eu aprendo mais com uma pessoa com uma cultura diferente da minha. Nós aprendemos todos. A riqueza de uma empresa, num momento competitivo como o que vivemos, é estar aberta à diversidade” conclui este trabalhador que está na empresa à mais de 8 anos e acredita que o Sucesso da CEI passa pela aposta nas pessoas.

Nesta empresa para além de todas as atividades de grupo que são organizadas diariamente, os colaboradores que chegam pela primeira vez têm uma componente de integração, seja emigrante ou não, que consiste numa semana numa “sala de crescimento pessoal”.Um espaço onde os novos colaboradores iniciam a sua jornada, entre outras coisas, a ler um livro sobre desenvolvimento pessoal o executando desafios práticos lá propostos.

A empresa CEI dedica-se ao desenvolvimento e fabrico de soluções completas com equipamentos industriais avançados para o sector de rochas ornamentais e do calçado que pode vizualizar em http://www.ceigroup.net/. A empresa foi constituída há 25 anos.
A empresa tem cerca de 50 colaboradores onde a componente humana sempre foi fundamental para do desenvolvimento da sua atividade.

Ver video com testemunho da empresa no nosso canal do Youtube: AQUI.




Fonte: CTCP
1250

Voltar