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CAMPORT: 25 anos a calçar Portugal

CAMPORT: 25 anos a calçar Portugal

A  marca de calçado Camport  comemorou 25 anos de existência em Novembro de 2011. Para assinalar o seu 25º aniversário, a empresa lançou  a linha especial Silver, que conjuga toda a essência dos valores da marca 100% Portuguesa. A aposta na formação dos seus colaboradores, na  inovação e qualidade dos materiais que utiliza e na distribuição através de lojas próprias fazem da Camport uma marca com 25 anos de sucesso no mercado nacional.


Aposta em marca própria desde sempre

A Fábrica de Calçado Campeão Português produz calçado desde 1955. Começou por produzir calçado de homem e recentemente alargou a sua gama ao calçado de senhora e criança.

Em 1986 a Campeão Português criou a sua marca Camport. Até então a empresa já produzia e comercializava os seus produtos com a marca Campeão Português. No entanto sentiu necessidade de reestruturar e criar uma nova marca para melhor  implementação no mercado.

Com 25 anos de existência a marca Camport é hoje responsável por 40% do total da produção da empresa. É comercializada principalmente no mercado nacional, através da sua cadeia de lojas e retalhistas multimarca.

Além desta marca, a Fábrica de Calçado Campeão Português tem também uma marca própria de vestuário desportivo -  a Sportstyle - que produz e comercializa, essencialmente no mercado Português.

 

Aposta em lojas próprias

Em 2005, a Camport, marca já bem implementada no mercado português aposta na abertura de lojas próprias, com o objectivo de consolidar o mercado e aproximar-se do seu cliente, através de um atendimento mais personalizado.


Atualmente a marca conta com 12  pontos de venda espalhados por todo o país, maioritariamente inseridos em Centros Comercias, estratégia que a empresa adotou por considerar que estes são locais onde há uma maior afluência de pessoas e uma maior possibilidade de melhor satisfazer o cliente final.


Agora que a marca já está bem consolidada no mercado nacional o próximo passo é a sua internacionalização. A empresa considera esta uma prioridade e já está a trabalhar nesse sentido, através da participação em feiras da especialidade.

 

Formação da sua equipa de lojas
Recentemente a empresa apostou na formação das suas equipas de lojas próprias. Os responsáveis da empresa consideram de extrema importância que os seus colaboradores tenham conhecimentos ao nível dos materiais que compõem o calçado; sistemas de construção; tipologias de calçado; controlo de qualidade que pode ser feito na loja; características técnicas dos modelos que constituem a coleção e tratamento de reclamações, no sentido de prestar um bom serviço ao cliente.


A Camport pretende, desta forma, criar  uma relação mais próxima com o cliente e fideliza-lo.
Esta formação embora tenha sido ministrada por colaboradores internos da empresa teve o apoio do CTCP com o fornecimento de material didáctico – Kit Lojas.  Material este, que segundo João Francisco – Director de I&D e responsável pela formação da equipa de lojas, “foi de grande ajuda para a formação realizada”. O CTCP disponibilizou um kit para cada loja que “ servirá de suporte ” para os colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inovação e qualidade dos materiais


A empresa está constantemente a inovar ao nível dos produtos que apresenta de forma a “diferenciar o produto face ao que o mercado apresenta”, aposta sobretudo ” no conforto” e tem um “grande cuidado na seleção dos materiais que utiliza”, afirma João Carlos Francisco. "São utilizados essencialmente materiais naturais (a pele)" conclui.


A empresa criou recentemente uma linha de artigos que designa como HTD (High Technology Developments). Nesta linha serão lançados os artigos mais tecnológicos da marca.

O primeiro lançamento da marca foi o Antistatic ESD 35 MOhm em calçado casual de homem e senhora.  “Esta linha específica apresenta uma tecnologia que confere ao calçado uma resistência eléctrica ao nível do exigido pela indústria eletrónica, que pode variar entre 1-35 MOhm, evitando desta forma que o corpo acumule no dia-a-dia eletricidade estática, responsável pelos desagradáveis e em algumas situações perigosos choques eletrostáticos .”

A tecnologia Camport WaterTech (CWT) em calçado casual é outra das inovações. Segundo este responsável trata-se de“ um sistema de total resistência à água: as peles hidrofugadas e a membrana CWT interior garantem a integral impermeabilização, permitindo a natural respirabilidade do pé.”


Outra área em que a marca está a apostar é no processo de produção de produtos mais amigos do ambiente com a sua linha Natura Pura, que é caraterizada por utilizar - 60% de químicos e colas. Segundo anuncia a empresa  no seu website “o sistema de fabrico deste sapato (costura directa do corte à sola, sem palmilha de montagem), reduz os químicos e colas utilizadas. Para além disso, recorremos a materiais amigos da natureza; Pele batida com nuances naturais; Palmilha amovível, ergonómica e Shock Absorber, em que o pé está em contacto com uma superfície de cortiça”.

O facto do grupo Campeão Português possuir uma fábrica de curtumes, permite acompanhar de perto os materiais que vai utilizar, bem como inovar ao nível desses materiais, como é o caso do material que utilizam numa gama designada de Natura, cuja principal caraterística é a pele possuir um aroma a eucalipto.


100% fabricado em Portugal  
A empresa orgulha-se de poder utilizar esta expressão nas suas campanhas de Marketing e afirma que “todos os produtos que comercializa são 100% fabricados em Portugal”.


Para o Futuro  a marca promete continuar a apostar na inovação. Já na próxima coleção trará algumas novidades, nomeadamente:  o calçado de senhora  promete diferenciar-se do que existe no mercado com a incorporação de uma membrana CWT.
O desafio de produzir calçado de senhora e criança é uma aposta ganha e por isso no futuro é para continuar e aumentar o volume de produção nestes segmentos.
A aposta em materiais mais amigos do ambiente para as suas produções futuras é também um dos objetivos desta empresa com mais de meio século.

 


 

Fonte: ctcp
Data Publicação: sexta-feira, 2 de março de 2012
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