Notícias

Calçado português à conquista do mercado sul-coreano

Portuguese Shoes Showcase | Seoul

Calçado português à conquista do mercado sul-coreano

A indústria portuguesa de calçado, através de mais uma edição do Portuguese Shoes Showcase, da APICCAPS, rumou à conquista de mais um mercado para exportação e venda de produtos made in Portugal.

Entre os dias 15 e 17 de julho, uma comitiva composta por 11 marcas lusas – Felmini, Nobrand, Pedreira Shoes, Ambitious, Centenário, Creator, Mata, Paradigma, Portania, Suave e Urban Series – promoveram o calçado português na capital da Coreia do Sul, Seoul.

O CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal fez-se representar através da participação ativa de Florbela Silva, responsável pela Unidade de Inovação e Fabrico Digital, e coordenadora da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica.

Ao longo de três dias, retalhistas, distribuidores e demais agentes de todo o mundo que marcaram presença no evento tiveram a oportunidade de conhecer, in loco, as propostas das empresas portuguesas para a coleção primavera-verão de 2026, uma montra que agrega a tradição do saber-fazer à vanguarda, sempre com a qualidade como premissa.

Para Portugal, as exportações extracomunitárias representam 19% do total do cluster, mais do dobro do registado há uma década. Países como a Coreia do Sul demonstram ser um ‘alvo’ a explorar.

Portuguese Shoes Showcase trata-se de uma iniciativa da APICCAPS em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e com o apoio do programa Compete 2030. Em Seoul, teve o objetivo de consolidar a presença do calçado made in Portugal num mercado de elevado potencial e com padrões de exigência elevados, em termos de qualidade, design e inovação.

“Ainda que possa parecer à vista desarmada um mercado pouco natural para o calçado português, uma análise mais aprofundada perfila-o como uma excelente oportunidade”, considera o presidente da APICCAPS, Luís Onofre.

Segundo o World Footwear Yearbook, a Coreia do Sul importa anualmente mais de 250 milhões de pares de calçado, maioritariamente da China (71%), Vietname (17%) e Indonésia (7%).

Com uma população de 52 milhões de habitantes e um PIB per capita de 32.250 dólares, superior aos 24.522 dólares do de Portugal, a Coreia do Sul “merece uma avaliação mais atenta dos empresários portugueses”, refere Luís Onofre.


Data Publicação: quinta-feira, 17 de julho de 2025
421

Voltar