Notícias

Calçado com melhor conjuntura de sempre

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Calçado com melhor conjuntura de sempre

Último boletim mostra que indústria de calçado está a viver "a melhor conjuntura de sempre", diz APICCAPS. Em Setembro exportações cresceram 17,6%

Na indústria de calçado, "o terceiro trimestre deu continuidade a um período muito favorável que o setor está a atravessar", salienta o boletim de conjuntura da APICCAPS - Associação dos Industriais de Calçado.

O estudo, da responsabilidade do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica, mostra que o número de empresários que consideram "bom" o estado dos negócios, supera em 24 pontos percentuais os que o qualificam como "mau", o que é um saldo recorde.

A avaliação positiva é apoiada no crescimento da carteira de encomendas, dos niveis de produção e e da utilização da capacidade produtiva.
Para muitas empresas, a dificuldade prende-se, agora, com o acesso a fatores de produção, nomeadamente o preço das matérias-primas e a escassez de mão de obra qualificada.

Mais mil postos de trabalho
Refletindo o estado dos negócios, empresas estão a contratar pessoal pelo terceiro trimestre consecutivo e perspetivam que o último trimestre do ano seja semelhante ao que agora termina. "A carteira de encomendas deve manter-se forte e a produção não deverá diminuir", salienta a APICCAPS.

De Janeiro a Setembro, o setor exportou calçado no valor de 989 milhões de euros, um crescimento de 1,4% relativamente ao ano anterior, apesar do encerramento da Rohde e dos problemas na Aerosoles - Investvar, as duas maiores exportadores de sapatos. Em Setembro, as exportações cresceram 17,6%.

Para responder ao crescimento da procura, a indústria de calçado contratou 627 novos trabalhadores entre Maio e Setembro. Por satisfazer, havia no final de Setembro, 432 ofertas de emprego. No total, de acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o setor disponibilizou 1059 postos de trabalho nos últimos cinco meses.
 

Fonte: Expresso, 07. Dez.2010
2038

Voltar