Notícias

BioShoes4All marca presença no Congresso InSustentável 2024

terça-feira, 21 de maio de 2024
Congresso nacional sublinha a importância da inovação no setor do calçado para um futuro sustentável e inclusivo
BioShoes4All marca presença no Congresso InSustentável 2024

No passado dia 14 de maio, a Nova SBE de Carcavelos voltou a abrir as suas portas para receber a 4ª edição do Congresso InSustentável, um evento que reuniu empresas de referência nacional e internacional, para partilhar estratégias, práticas e modelos de negócio alinhados com as metas do desenvolvimento sustentável.

O evento, organizado pela Abilways, teve como principal missão reunir empresas comprometidas com a promoção e implementação de políticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, tendo sido um espaço de partilha, inspiração e demonstração de como essas empresas estão já a trabalhar nos seus processos, produtos e serviços para alcançar os objetivos da neutralidade carbónica. Para além de abordar questões fundamentais sobre a sustentabilidade e o capital natural, este foi um dia reservado para aprendizagem e networking entre profissionais e empresas que procuram um futuro mais sustentável. Foi também uma oportunidade para celebrar os valores dos negócios sustentáveis e reconhecer os esforços coletivos em direção a um mundo mais resiliente e equitativo.

A cerimónia de abertura contou com a presença de Pedro Cruz, Partner de ESG da KPMG Portugal, que destacou a importância da inovação e da ação conjunta para um futuro sustentável, incentivando todos os presentes a transformar desafios em oportunidades e a fazer da sustentabilidade o núcleo dos seus negócios.

Um dos destaques do evento foi a presença de Maria José Ferreira, Diretora de Investigação e Qualidade do Centro Tecnológico do Calçado, que trouxe à tona discussões sobre "Inovação e soluções sustentáveis como alavanca de crescimento e internacionalização", destacando o projeto BioShoes4All como um exemplo pioneiro de como a indústria do calçado pode avançar em direção a uma bioeconomia sustentável e circular. Com a sua vasta experiência no CTCP, a coordenadora do projeto trouxe uma perspetiva valiosa sobre como a indústria se está a reinventar para garantir um futuro mais verde. A sua apresentação destacou as iniciativas inovadoras já em curso na indústria do calçado, exemplificando a integração eficaz de práticas sustentáveis que estão a estimular a inovação e a abrir caminho para um futuro mais verde e responsável no setor. O foco do BioShoes4All está em harmonizar a utilização de materiais biodegradáveis com métodos e tecnologias de produção que reduzam a pegada ecológica, mantendo os padrões de qualidade e estética exigidos pelo mercado. 

Durante o congresso, Maria José Ferreira salientou a importância de encarar a sustentabilidade como um investimento estratégico e não como um custo adicional, argumentando que, ao adotarem práticas sustentáveis, as empresas podem beneficiar de economias significativas a longo prazo, reduzindo custos operacionais e beneficiando de uma base de clientes cada vez mais conscientes e exigentes em termos ambientais.

A 4º edição do Congresso InSustentável continua a provar ser um evento essencial para fomentar a inovação sustentável, impulsionando a transição para uma indústria mais verde e consciente. Este encontro destaca a sinergia entre a colaboração estratégica e a aplicação de tecnologias avançadas como motores de uma mudança positiva. A presença do CTCP e a participação de Maria José Ferreira reforçam a determinação e o empenho contínuo do setor em caminhar lado a lado com os objetivos globais de um desenvolvimento sustentável.

340

Voltar