Notícias

Automação e Robótica foram temas de debate no CTCP

terça-feira, 5 de julho de 2022
Ação de Demonstração Projeto MetalShoe FabLab
Automação e Robótica foram temas de debate no CTCP

No passado dia 30 de junho o CTCP reuniu nas suas instalações em S. João da Madeira um conjunto de empresas produtoras e representantes de equipamentos e empresas produtoras de calçado, que em conjunto com os técnicos dos Centros Tecnológicos envolvidos no projeto MetalShoe FabLab (CTCP e CATIM), debateram as possíveis abordagens e estratégias quando é decidida a aposta na automação e robótica.

Após uma breve apresentação do projeto, foram destacados os serviços que aqueles centros tecnológicos colocam à disposição das empresas, e que possibilitam que estas possam obter informação e conhecimento mais detalhados sobre a automação e robótica, possam testar as suas ideias e fazer as melhores escolhas quando decidem investir nestas áreas.  

De seguida, os convidados, das empresas Fernando Ferro & Irmão, S.A. e Armipex, Lda, nomeadamente, Fernando Ferro e Armindo Peixoto, partilharam o seu percurso no desenvolvimento de soluções e na integração dessas soluções, principais dificuldades e obstáculos, e sobretudo desmistificaram os processos associados à implementação da automação e robótica, não deixando de salientar que não existe uma solução única, que cada empresa é um caso específico, que implicará sempre um trabalho de parceria entre os diferentes intervenientes.

Esta ação de demonstração técnica terminou com o debate e discussão de ideias entre todos os participantes.

Próxima sessão será dedicada à Impressão 3D e CAD 3D

 
No próximo dia 26 de julho está prevista uma Sessão Técnica dedicada ao tema da Impressão 3D e CAD 3D – Casos concretos de aplicação. O programa será divulgado em breve.


Questionário
Quais as tecnologias que gostava de aplicar na sua empresa?


No âmbito do Projeto MetalShoe FabLab está disponível um questionário online, que tem como objetivo identificar, junto das empresas de ambos os setores envolvidos, temáticas consideradas como cruciais para responder aos desafios atuais e que se revelam determinantes para a sua competitividade e sustentabilidade. É, portanto, muito importante a resposta das empresas.

Neste sentido, pedimos que disponibilize 5 minutos para o preenchimento deste breve questionário AQUI.






997

Voltar