Notícias

Apresentação do Plano Estratégico já tem data

terça-feira, 1 de novembro de 2022
Ministro da Economia e do Mar preside à cerimónia
Apresentação do Plano Estratégico já tem data


O Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, presidirá, oficialmente, à apresentação pública do Plano Estratégico do setor para a próxima década.

 Na missiva enviada ao universo dos associados, a APICCAPS recorda que “a indústria portuguesa de calçado ocupa um lugar de relevo na economia portuguesa, designadamente na atividade exportadora”.  Já “as exportações portuguesas de calçado ascendem a cerca de 1.900 milhões de euros, o que corresponde a cerca de 95% da produção global”.
 
Em resultado de uma intensa campanha de promoção externa e de valorização do produto, “o calçado português regista, entre os principais produtores mundiais, o segundo maior preço médio de venda a nível mundial”.
 
O setor emprega diretamente 40.000 pessoas e tem vindo a criar, nos últimos anos e de forma sustentada, novos postos de trabalho.
 
Este resultado só foi possível, de acordo coma a APICCAPS, “pela combinação adequada entre o dinamismo empresarial e as políticas públicas, atuando, de modo concertado, nos três fatores mais relevantes para a manutenção e reforço da competitividade: a promoção comercial e o marketing, a qualificação dos recursos humanos e a inovação, tendo-se, neste último aspeto, Portugal tornado líder no desenvolvimento e utilização de tecnologias de ponta”.
 
Também no domínio da sustentabilidade, “o setor tem em curso um programa muito ambicioso, com o objetivo de se tornar a maior referência internacional no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o cluster do calçado”. Mas este “esforço convergente” foi sempre enquadrado – de forma regular desde 1978 - em Planos Estratégicos para o setor, amplamente debatidos por todos e que também a todos mobilizou na sua concretização.
 
Tal como aconteceu no passado e, mais uma vez, em parceria com uma equipa da CEGEA – Centro Estudos do Núcleo do Porto da Universidade Católica, a APICCAPS preparou o Plano Estratégico para a próxima década. A apresentação pública ocorrerá pelas 12h00 de dia 29 de novembro próximo, no The Baron"s Hall, Av. Dom João II, em Vila Nova de Gaia, numa cerimónia que será presidida pelo Senhor Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.
 
As empresas que pretendam assistir a esta apresentação publica deverão confirmar a sua a presença até ao dia 24 de novembro para o seguinte endereço de email: [email protected]
 

361

Voltar