É uma matéria-prima 100% natural utilizada em múltiplos setores da indústria nacional e mundial e o do calçado e marroquinaria não é exceção. A cortiça, um símbolo de sustentabilidade e inovação, que posiciona Portugal como líder global nas exportações desta matéria-prima e de produtos derivados, é usada pelos fabricantes de calçado, mas também pelos produtores de palmilhas, como a 3D Cork, empresa que integra o consórcio BioShoes4All.
Com este vídeo, o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal apresenta-lhe um exemplo da Aplicação da Cortiça no Calçado, através dos processos de fabrico de palmilhas da 3D Cork, fundada em 2006, que nos últimos anos tem adotado uma “filosofia de produção sustentável”.
“O BioShoes4All permitiu-nos acelerar e implementar ideias e inovações que tínhamos traçado como estratégicas, nomeadamente a busca por ligantes ecológicos e por biomateriais que pudéssemos incorporar nas palmilhas”, regozija Sara Nunes, CEO da 3D Cork, salientando que a participação da empresa no projeto possibilitou “investimentos em equipamentos mais eficientes e avançados em termos produtivos e energéticos para a produção de palmilhas”.
Veja o vídeo:
Todos os vídeos do projeto BioShoes4All encontram-se disponíveis no canal de YouTube do CTCP.