Notícias

António Campinos reeleito Presidente do Instituto Europeu de Patentes

quarta-feira, 3 de agosto de 2022
António Campinos reeleito Presidente do Instituto Europeu de Patentes

António Campinos foi reeleito para mais um mandato enquanto Presidente do Instituto Europeu de Patentes (EPO), o qual terá o seu início apenas a 1 de Julho de 2023. A votação ocorreu no passado dia 28 de Junho do corrente ano, na reunião do Conselho de Administração da Organização Europeia de Patentes, em Munique.

O EPO é uma organização intergovernamental responsável pela concessão de patentes europeias, estabelecida pela Convenção de Munique de 1973, contando com mais de 7000 funcionários, distribuídos pelas quatro sedes (Munique, Haia, Berlim e Viena). Pela sua dimensão e também pela importância da sua missão, o EPO é uma instituição incontornável no âmbito da política europeia de promoção e proteção da inovação.

De nacionalidade portuguesa, António Campinos, anteriormente, foi diretor executivo do Escritório de Propriedade Intelectual da UE (EUIPO), e antes disso, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tendo ainda chefiado a delegação portuguesa do Conselho de Administração do EUIPO e do Conselho de Administração do EPO. Durante a presidência portuguesa, foi presidente do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Industrial do Conselho da União Europeia e chefe da delegação portuguesa nas Assembleias Gerais da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Durante o seu primeiro mandato, através de uma ampla transformação digital, Campinos conduziu o EPO, mudando rapidamente para o teletrabalho em larga escala em Março de 2020. Além dos ganhos de eficiência desencadeados por novos fluxos de trabalho e ferramentas online, a transformação digital também está trazendo grandes benefícios para usuários. O uso em larga escala da videoconferência para audiências orais em casos de patentes, por exemplo, deu aos requerentes de patentes acesso à justiça durante a pandemia.

Ao aumentar a consulta com os utilizadores, o EPO também redobrou os esforços para manter e aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços nos últimos anos, ao mesmo tempo em que incorpora a sustentabilidade mais profundamente em todos os aspetos de suas operações.

Quanto à sua renomeação, Campinos disse: "Foi um privilégio servir por um primeiro mandato e estou honrado por este segundo mandato. Estou ansioso para trabalhar com todos os colegas e partes interessadas, que têm sido fundamentais em nossas realizações para datam e desempenham um papel crucial para nos ajudar a construir um sistema global de patentes que atenda às necessidades da comunidade de inovação."

Fonte: https://www.epo.org/news-events/news/2022/20220629a.html?fbclid=IwAR14Xyxi8SYtraqs4gBJBme4lbMuha2ws5Cu6Pq684W8Lo-e3MNh1dmueIA ; https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=antonio-campinos-eleito-presidente-da-organizacao-europeia-de-patentes  e https://www.iam-media.com/authors/antonio-campinos

576

Voltar