Notícias

Ações de Capacitação Avançada: Ecodesign de Calçado Sustentável

Inscrições limitadas

quinta-feira, 22 de junho de 2023
CTCP Felgueiras | 3, 4, 5 e 6 de julho
CTCP São João da Madeira | 10, 14, 19 e 20 julho
Ações de Capacitação Avançada: Ecodesign de Calçado Sustentável

No âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP vai promover duas ações, de curta duração (18 horas cada), designada por “Formação e Capacitação Avançada: Ecodesign de Calçado Sustentável”. 

A primeira ação irá realizar-se no CTCP em Felgueiras, nos próximos dias 3, 4, 5 e 6 de julho. A segunda ação, terá lugar no CTCP em São João da Madeira nos dias 10, 14, 19 e 20 de julho. Ambas as ações têm como horário das 14h30 às 19h00.

Objetivos: desenvolver competências em definições, princípios e abordagens do ecodesign, critérios de desenvolvimento de produtos de moda, bem como entender o papel estratégico do ecodesign, identidade e marca na competitividade da indústria da moda, e acompanhar a evolução da cultura do design, inovação e sustentabilidade na indústria do calçado. 

PROGRAMA

Sessão 1 - Marita Setas Ferro
Felgueiras: 3 Julho / São João da Madeira: 10 Julho
O curso inicia com a perspetiva de uma designer especialista e consultora em sustentabilidade em moda, Marita Setas Ferro, várias vezes premiada nacional e internacionalmente, sobre os princípios básicos do eco-design e os critérios de desenvolvimento de produtos de calçado e afins. Esta primeira sessão é uma viagem guiada pela estética e funcionalidade em produtos de moda com base em mono e biomateriais, fértil em exemplos, pensando na redução, reutilização e reciclagem.
- Princípios básicos do ecodesign
- Critérios de desenvolvimento do ecodesign em produtos: Design por componentes / Redução do material e design para desmontagem / Utilização de mono e bio materiais / Reciclagem e Reutilização/ Redução das dimensões / Tecnologia para a sustentabilidade /  Eco-publicidade /  Design sistémico

Sessão 2 e 3 - Pedro Carvalho de Almeida
Felgueiras 4 e 5 de Julho / São João da Madeira 14 e 19 de Julho
As sessões 2 e 3 a cargo do Professor Pedro Carvalho de Almeida, seguem numa perspetiva de formação em Estratégia, Gestão e Projeto em design. Nestas duas sessões serão abordados conceitos fundamentais, ilustrados através de exemplos representativos da ligação entre design e organizações. Será apresentada uma análise à evolução da indústria portuguesa do calçado na perspetiva do design, incidindo nas vertentes técnica e tecnológica, financeira e de gestão, sedução e imagem, rica em exemplos e estudo de caso.
- Design e eco-design: definições, abordagens, ações e projetos relevantes.
- Identidade e marca enquanto recursos estratégicos para a competitividade das organizações no setor do calçado em Portugal.
- Panorama sobre o desenvolvimento sustentável de calçado em Portugal, nas vertentes da sustentabilidade ambiental, cultural, social, económica e processual, 
- Apresentação dos projetos Brand Archives, Rediscovering Almalaguês e Cortebel 50, realizados no contexto industrial Portugal do calçado, cruzando temas do Design, Identidade Cultural e Sustentabilidade.

Sessão 4 – Hugo Palmares Leite
CTCP Felgueiras 6 de Julho / CTCP São João da Madeira  20 de Julho
Esta última sessão tem como foco a evolução da cultura do design, inovação e sustentabilidade na indústria do calçado, que inclui uma sessão interativa entre os participantes, de onde resultará um diagnóstico e uma lista de boas práticas para impactar organizações corporativas. Demonstrar-se-ão, para discussão, resultados extraídos do curso internacional RUN-EU Sustainable Footwear Futures, onde designers europeus puderam trabalhar em práticas de ecodesign e pensar no calçado do futuro. 

FORMADORES
Marita Setas Ferro
Marita Setas Ferro é fundadora e diretora criativa da marca Marita Moreno. Desde 2015 desenvolveu os acessórios (calçado e bolsas) para a sua marca. Em 2017, a marca tornou-se mais sustentável em termos de responsabilidade social, materiais utilizados, formas de produção e transparência da empresa. A marca Marita Moreno recebeu já vários prémios internacionais, sendo que recentemente foi uma das vencedoras dos Global Footwear Awards, tendo conquistado o ouro na categoria “Sustainability: Natural Material/Vegan Footwear”, prata na categoria “Sustainable Manufacturing Processes” e, por fim, bronze nas categorias “Mules”, “Support to the Local Footwear Business”, “Manufacturing with Biomaterials” e “Salary Footwear Trade Fair”.  Formadora do CTCP na área do Ecodesign.

Hugo Palmares
Hugo Palmares é designer e docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). É bolseiro de doutoramento em Design, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e no Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+). Possui mestrado em Gestão do Design pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) e pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), e licenciatura em Artes Plásticas na FBAUP. Com uma experiência de 15 anos na indústria do calçado, do desporto e da moda, tendo trabalhado em empresas como a Decathlon (França) e a Procalçado (Portugal), o seu trabalho de investigação abrange temas como a evolução cultural na indústria, a simbiose entre arte e indústria, processos tradicionais e inovadores, métodos de design, gestão do design e educação em design. Além disso, publicou artigos em conferências de design, revistas científicas e capítulos de livros, e participou em exposições internacionais em locais como Turim, Saint-Étienne e S. João da Madeira.

Pedro Carvalho de Almeida
Pedro Carvalho de Almeida é designer e professor auxiliar de Design na Universidade de Aveiro. É doutorado em Design pela Central Saint Martins, University of the Arts London, com um pós-doutoramento financiado pelo Arts and Humanities Research Council do Reino Unido. Possui experiência de ensino em prestigiadas instituições como Central Saint Martins, ENSCI–Les Ateliers e The Glasgow School of Art. Com um mestrado em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, o foco da sua investigação abrange áreas como identidade visual, arquivos de marca, design estratégico, gestão de design e estudos contextuais para a inovação. É reconhecido pela sua contribuição para a Arqueologia de Marcas como campo de estudo e abordagem metodológica. Recentemente, o seu trabalho de investigação concentra-se no renascimento de marcas de sapatilhas portuguesas através de intervenções de design em ecossistemas de produção industrial e artesanal. Além disso, é membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), Fellow da Royal Society of Arts Manufaturers and Commerce e Curador da exposição "Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao virar do milénio" na Casa do Design.

Destinatários: técnicos e gestores de produto, designers, especialistas em sustentabilidade de moda, entre outros ligados à indústria da moda. Prioridade para empresas do cluster do calçado.

A inscrição é grátis mas carece de inscrição prévia. Número de inscrições limitado.

CTCP Felgueiras - 3, 4, 5 e 6 julho, das 14h30 às 19h00. Inscrição AQUI

CTCP São João da Madeira - 10, 14, 19 e 20 julho, das 14h30 às 19h00. Inscrição AQUI







1335

Voltar