Encontra-se aberto o período de candidaturas a novos apoios para as empresas, nomeadamente o SICE – Internacionalização das PME – Operações Individuais, destinado a micro, pequenas e médias empresas, orientado para a internacionalização dos modelos de negócios.
O objetivo é reforçar a capacidade exportadora e o reconhecimento internacional das empresas, através de ações de promoção e marketing, participação em feiras e certames internacionais, exploração e acesso a novos mercados, e adoção de estratégias de negócio mais avançadas.
A taxa de financiamento pode atingir até 50% das despesas elegíveis. Podem candidatar-se PME de qualquer natureza e forma jurídica, desde que tenham a contabilidade organizada e cumpram os seguintes critérios:
- Fase 1 (candidaturas até 30 de dezembro de 2025, às 17 horas): PME com volume de negócios internacional igual ou superior a 200 mil euros no ano pré-projeto;
- Fase 2 (candidaturas até 31 de março de 2026, às 17 horas): PME com volume de negócios internacional inferior a 200 mil euros no ano pré-projeto.
Mais informações AQUI.
Em paralelo, há uma nova ferramenta de apoio à execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, gerida pela EMRP – Estrutura de Missão Recuperar Portugal, em parceria com o BPF – Banco Português do Fomento. Trata-se do IFIC – Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade.
Com uma dotação inicial de 315 milhões de euros, o IFIC visa apoiar projetos de investimento empresarial inovadores e qualificados, nomeadamente em áreas como a reindustrialização, adoção de tecnologias emergentes – como a Inteligência Artificial – e o reforço da base industrial e tecnológica nacional nos domínios da defesa e segurança.
Foram anunciadas três linhas de apoio sob a forma de subvenções não reembolsáveis, articuladas com os sistemas de incentivos do Portugal 2030:
- Linha ‘Reindustrializar’ (Aviso n.º 01/C05-i14-01/2025) – Apoio a investimentos produtivos inovadores em setores transacionáveis e internacionalizáveis;
- Linha ‘Economia de Defesa e Segurança’ (Aviso n.º 02/C05-i14-01/2025) – Apoios a projetos de I&D, produção e internacionalização de bens e serviços com dupla utilização: civil e militar;
- Linha ‘IA nas PME’ (Aviso n.º 03/C05-i14-01/2025) – Apoio à adoção de soluções de Inteligência Artificial em micro, pequenas e médias empresas.
As taxas de apoio variam entre os 40% e os 80% para atividades de I&D, dependendo da dimensão e da localização da empresa, podendo atingir 75% a fundo perdido para a adoção de IA nas PME, até um máximo de 300 mil euros por empresa.
As candidaturas decorrem em duas fases, entre 30 de setembro e dezembro de 2025.
Mais informações AQUI.
CTCP apoia o seu projeto
Com base nos objetivos e nas necessidades de cada empresa, o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal analisa a melhor estratégia para a apresentação de candidaturas, prestando apoio em todas as fases do processo: desde a definição do investimento e elaboração da candidatura até ao acompanhamento e encerramento do projeto.
Caso tenha algum projeto cuja concretização ainda não foi possível, esta pode ser a oportunidade ideal.
O CTCP está disponível para reunir com a sua empresa, sem qualquer compromisso, para esclarecer todas as questões relacionadas com este ou outros avisos. Presta todo o apoio na definição estratégica, elaboração, submissão e acompanhamento da sua candidatura.
Ao dispor para qualquer esclarecimento, através de Maria José Teixeira (256 830 963 / 910 196 631 ou mjose.teixeira@ctcp.pt) e/ou João Morgado (256 060 630 / 916 914 109 ou joao.morgado@ctcp.pt).
Aproveite esta oportunidade para tornar o seu negócio mais inovador, competitivo e sustentável.