Notícias

A Indústria 4.0 | O desafio visto pelos setores do Calçado, Têxtil e Ourivesaria

sexta-feira, 31 de maio de 2019
A Indústria 4.0 | O desafio visto pelos setores do Calçado, Têxtil e Ourivesaria

Dia 31 de maio de 2019, pelas 14.30, no Centro Tecnológico de Calçado , empresas , entidades de interfaces e associações dos sectores do Calçado, Têxtil e Ourivesaria, debatem desafios e eficácia dos apoios públicos à inovação e desenvolvimento na indústria 4.0.

Internet das coisas, big data, gamificação, impressão 3D, bitcoin, blockchain, indústria 4.0, inteligência artificial, robotização, realidade virtual, digitalização da economia, disrupção digital, carros voadores, consultas médicas online através do telemóvel, comércio online, sensores digitais... A lista é interminável e pode ser avassaladora para as empresas privadas e públicas. Como vão elas usar tudo isto nos seus negócios? Que conceitos e tecnologias vão aplicar? Quanto é que precisam investir? E que retorno vão ter? E isto vai obrigar a despedir pessoas? Hoje, o significado de inovar deixou de ser apenas introduzir novidades, renovar, inventar ou criar.

Esta sessão insere-se nos trabalhos que a equipa do COMPETE 2020 tem vindo a realizar no âmbito da sua participação no projeto InnoProvement, que querer melhorar os instrumentos de política pública de apoio às PME, visando atividades inovadoras e adaptando-as aos requisitos estabelecidos pela I4.0

Em comunicado o Compete 2020 dá conta de que de acordo com estudos já efetuados, Portugal tem boas infraestruturas digitais e serviços públicos avançados na disponibilização de soluções I 4.0, mas tem grande necessidade de melhorar as capacidades humanas nestas áreas e até a utilização da internet. Concluindo-se que temos os meios materiais mas necessitamos de melhorar a nossa cultura digital para nos envolvermos nos conceitos da Indústria 4.0.

No âmbito deste projeto foi ainda efetuado um inquérito a 322 PME com projetos aprovados nos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, que na sua maioria indicaram que conhecem os apoios para implementação de soluções de Indústria 4.0, mas apenas cerca de um terço as utilizou. Concluindo-se que ainda existe um longo percurso a percorrer pelas PME para utilizar proficuamente as soluções I 4.0 e pelas entidades públicas para melhorar continuamente a divulgação e o apoio.

O projeto InnoProvement é um projeto Interreg Europe apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Fonte: COMPETE2020
1195

Voltar