Notícias

A história por trás do produto: Conheça o projeto de rastreabilidade do couro

terça-feira, 29 de março de 2022
RARISS: Raças Autóctones, Rastreabilidade, Inovação e Soluções Sustentáveis
A história por trás do produto: Conheça o projeto de rastreabilidade do couro

As indústrias do couro e do calçado uniram-se num projeto que visa a criação de um novo modelo de negócio para a rastreabilidade de peles e couros de bovinos de raças autóctones.

O projeto RARISS: Raças Autóctones, Rastreabilidade, Inovação e Soluções Sustentáveis visa responder a uma crescente necessidade do consumidor, em querer compreender a história por trás do produto. Qual a sua origem e o seu impacte para a saúde humana, animal e ambiente.

Os parceiros do projeto pretendem desenvolver  o novo modelo de negócios TraceLeather que integra soluções inovadoras que incluem o desenvolvimento de um referencial de saúde e bem-estar animal, uma plataforma web, um sistema de marcação ágil, um sistema de leitura do código de rastreabilidade, novos eco processos, couros e produtos de calçado, com maior valor acrescentado e com menor impacte ambiental, suportados pelo conhecimento cientifico.

Os trabalhos em curso, tiveram início em janeiro de 2021 e prolongam-se até junho de 2023 e  fazem parte de um conjunto de atividades organizadas em tarefas específicas, nomeadamente: Estudos preliminares e especificações; Sistemas de codificação, marcação e leitura; Desenvolvimento de biocidas, couros e calçado rastreáveis e sustentáveis; Testes e scaleup industrial ; Promoção e disseminação dos resultados e a gestão técnica do projeto. 


Parceiros
Promotor Líder
COURO AZUL - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COUROS S.A.
Co-Promotores
CEI - COMPANHIA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LDA 
KYAIA - FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA 
CTCP - CENTRO TECNOLÓGICO DO CALÇADO DE PORTUGAL 
CTIC - CENTRO TECNOLÓGICO DAS INDÚSTRIAS DO COURO 
IPB - INSTITUTO POLITECNICO DE BRAGANÇA 

Para mais informações consultar o website do projeto AQUI.


1223

Voltar