Notícias

A arte do sapateiro: Uma experiência a repetir

terça-feira, 16 de abril de 2019
A arte do sapateiro: Uma experiência a repetir

No passado dia 12 de abril as portas do Shoe FabLab, no CTCP em São João da Madeira estiveram abertas a um dia dedicado à “arte do sapateiro”.  Os participantes, maioritárimente jovens designers com interesse no setor do calçado  tiveram oportunidade de exercitar a criatividade e aprender a produzir um par de sapatos personalizados, com recurso a ferramentas tradicionais e técnicas simples de corte, costura e montagem.


Este dia aberto à experimentação/ 24 horas de prototipagem, promovido pelo CTCP no âmbito do Step2footure (https://step2footure.ctcp.pt/) e teve como objetivo dar a conhecer o Shoe FabLab (https://www.ctcp.pt/shoefablab). Por outro lado pretende-se dar a conhecer novos materiais e incentivar a produção de calçado inovador e customizado.

Trata-se de uma, entre muitas outras iniciativas, que o CTCP tem vindo a desenvolver, com o objetivo de promover o empreendedorismo na área do design e produção de calçado, bem como o reforço da qualificação dos recursos humanos e atrair pessoas cada vez mais qualificadas e jovens para o setor.

Estão a ser desenvolvidas iniciativas como: ações de demonstração, oficinas de produção manual de Calçado em diferentes tipologias, design e produção de protótipos, demonstração e experimentação de novos materiais, dias abertos ao conhecimento que são suportadas pela plataforma Shoe FabLab, um espaço de aprendizagem experimental de cocriação para formação, inovação e aceleração de novas ideias, produtos e negócios, criado no âmbito do projeto Step2footure que conta com o apoio do Compete2020.


O que acharam os participantes desta iniciativa:

"Boas instalações e equipamento. Formadores pacientes e ativos. Gostei do teor da sessão da practicidade, de fazer um sapato"

"Adorei a experiência e gostava de fazer mais formações nesta área. Aguardo ansiosa pela formação de marroquinaria e costura."

"Estas iniciativas são uma mais valia. Sugiro divulgarem mais esta iniciativa "A arte do sapateiro" nas escolas de calçado, pais e alunos iriam beneficiar muito desta atividade."

"Gostei muito de conhecer o universo do calçado, como professora, aumentou os meus conhecimentos."

"Achei muito interessante, estou com vontade de aprender a construir sapatos mais elaborados."

"Adorei esta experiência, aprendi a fazer um cinto, algo novo para mim que trabalho no calçado. Formadores sempre atentos e a ajudar. Obrigado"



Fonte: ctcp
1326

Voltar