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10 maiores marcas da China

10 maiores marcas da China

Belle, Tata, Metersbonwe e Anta não são ainda marcas conhecidas no Ocidente, mas tal poderá mudar no futuro. As 10 principais marcas chinesas de vestuário estão avaliadas em 3,87 mil milhões de dólares, evidenciando um aumento anual de 21%, segundo um novo relatório da empresa de Millward Brown Optimor.


Apesar do crescimento das marcas chinesas de vestuário, o sector está a ser afetado por uma série de desafios, como a pressão do crescimento económico mais lento, aumento da concorrência internacional, subida dos custos de mão-de-obra e matérias-primas, e excesso de inventários. No entanto, 10 marcas de vestuário chegaram à lista da “Brandz Top 100 Most Valuable Chinese Brands 2014”.

Belle International Holdings
 A Belle tem um valor de marca de 1,17 mil milhões de dólares, de acordo com o relatório, e ocupa o 42.º lugar da lista – a posição mais elevada entre as marcas de vestuário. Sediada em Shenzhen, a empresa fez duas aquisições estratégicas para ajudar a impulsionar a sua posição no mercado quando a economia melhorar. Recentemente registou um aumento nos lucros e vendas para o ano completo.

Tata
Detida pela Belle International, a Tata é uma marca de calçado destinado às mulheres urbanas na faixa etária entre os 20 e os 30 anos. Posicionada no 59.º lugar da lista, a marca está avaliada nos 552 milhões de dólares. A sua exposição através de lojas Belle e on-line tem ajudado a ultrapassar os desafios registados no sector do calçado.

Metersbonwe
 Na 61.ª posição da lista, a Metersbonwe tem uma marca avaliada nos 458 milhões de dólares. O relatório assinala que esta depreciou 62% face a desafios significativos, principalmente no marketing e no controlo sobre o grande número de lojas franqueadas. No entanto, a empresa está a tentar ganhar uma posição mais forte no mercado de vestuário da China, aumentando a rotação de stocks e a utilização de publicidade direcionada e de elevado impacto, orientada para um público mais jovem.

Anta
A empresa de sportswear Anta Sports Products ocupa a 73.ª posição da lista. O seu valor de marca é de 338 milhões de dólares e aumentou 8% graças a uma série de iniciativas de marketing estratégico. Em 2013, a empresa expandiu a gama de produtos, aumentou o número de lojas de vestuário de criança e criou a sua primeira linha de produtos para o ar livre.

Youngor
 Na 74.ª posição da lista, a Youngor detinha um valor de marca de 314 milhões de dólares em 2013. A empresa de vestuário masculino com sede em Ningbo, que opera cerca de 1.300 lojas geridas centralmente, está a mudar parte da sua rede para áreas residenciais nos distritos empresariais das cidades de segundo e terceiro nível, onde os gastos por cliente são maiores.

Daphne
 A retalhista de calçado Daphne International Holdings é um novo operador, aparecendo na 75.ª posição na lista, com um valor de 312 milhões de dólares. Está sediada em Xangai e emitiu recentemente um alerta de lucros anuais, na sequência da queda nas vendas e margens mais reduzidas. Embora tenha diminuído a sua expansão de lojas, devido ao enfraquecimento da procura, aumentou para 86% a proporção de lojas próprias.

Septwolves
A Fujian Septwolves Industry tem um valor de marca de 258 milhões de dólares, aparecendo na 81.ª posição da lista. A empresa de vestuário masculino tem estado ocupada a consolidar a sua posição no retalho e on-line, promovendo uma imagem mais ousada, para diferenciar-se dos concorrentes.

Aokang
Um dos principais fabricantes chineses de calçado de propriedade privada, a Zhejiang Aokang Shoes Company entrou para a 91.ª posição da lista, alcançando um valor de marca de 162 milhões de dólares. A Aokang, sediada em Wenzhou, produz mais de 10 milhões de pares de calçado por ano. A empresa comercializa a marca Aokang entre outras, incluindo a Kanglong, Mailie e Redess, em cerca de 500 lojas e exporta para mais de 40 países.

Semir
A empresa Zhejiang Semir Garment, listada na bolsa de valores de Shenzhen, viu o valor da sua marca depreciar 45% em 2013, para os 158 milhões de dólares. No entanto, a marca conseguiu assegurar a 92.ª posição na lista. A aquisição do Ningbo Zhongzhe Group e uma parceria com a italiana Miniconf são incitativas estratégicas tomadas pela empresa para enfrentar a desaceleração no mercado de vestuário chinês e posicionar-se para alcançar os compradores mais abonados, revelou o relatório.

Bosideng
 A empresa Bosideng International Holdings chegou à 94.ª posição na lista com um valor de marca de 146 milhões de dólares. Como nova presença na listagem, a empresa continuou a diversificar a sua gama de produtos, com um investimento de 19 milhões de dólares na marca de vestuário para mulher Buou Buou em julho do ano passado.

Fonte: Portugal Têxtil,09.abr.2014
Data Publicação: sexta-feira, 11 de abril de 2014
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