Notícias

SHOEPRO impulsiona a transição digital e sustentável no setor do calçado

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
CTCP acolheu reunião inicial do projeto, que contou com a presença de parceiros de Portugal e Croácia.
 SHOEPRO impulsiona a transição digital e sustentável no setor do calçado


O CTCP foi o anfitrião da reunião de lançamentodo projeto europeu SHOEPRO, que decorreu entre os dias 26 e 29 de novembro. Cofinanciado pela União Europeia (Erasmus+) este projeto visa impulsionar a transição digital e verde no setor do calçado, reunindo parceiros de Portugal e Croácia, incluindo associações, empresas e instituições académicas.

Além da reunião inicial, realizaram-se vários workshops com stakeholders, que serviram como uma plataforma de partilha de conhecimento e colaboração.

Os workshops abordaram tópicos cruciais como materiais sustentáveis, prototipagem rápida, automação de processos, tecnologias digitais, produção verde e sustentável, impressão 3D, abordagens personalizadas,




sustentabilidade, práticas ESG e design digital. Estas sessões foram uma oportunidade única para a troca de conhecimento e aplicação prática, fortalecendo as ligações entre os stakeholders e avançando os objetivos do projeto.

Durante os quatro dias de trabalho, os participantes também realizaram visitas técnicas a empresas do cluster do calçado em Portugal, como Armipex, TECO, SIFAC, Dias Ruivo, e Mind S.A., bem como ao Museu do Calçado. Estas visitas proporcionaram uma visão aprofundada sobre soluções tecnológicas e práticas inovadoras aplicadas no setor do calçado português.

Outro destaque foi o início do desenvolvimento de currículos inovadores, que visam transformar o futuro do setor, garantindo que a indústria do calçado permaneça competitiva e sustentável.

No âmbito do projeto europeu SHOEPRO, o CTCP recebeu empresas croatas para participar nos workshops e visitar empresas do cluster português  destinados a promover a inovação e a colaboração no setor do calçado. micas, para apoiar a transformação digital e verde da indústria.

A delegação croata incluiu representantes das empresas Ivan?ica d.d., Borovo d.d., Kostelar d.o.o., da HUP – Associação de Empregadores da Croácia, e da UNIZG – Universidade de Zagreb.


118

Voltar