Notícias

Formação e Capacitação Avançada: O couro é sustentável

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
Inscrições limitadas
 Formação e Capacitação Avançada: O couro é sustentável

No âmbito do projeto BioShoes4all, o CTCP vai promover duas ações, de curta duração (18 horas cada), com a designação "Formação e Capacitação Avançada: O couro é sustentável".
 
A primeira ação realiza-se no CTCP em São João da Madeira, nos próximos dias 13, 14 e 15 dezembro 2022. A segunda ação no CTCP em Felgueiras, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro 2023. Ambas as ações têm como horário das 16:00h às 22:00h.

Objetivos:
Desenvolver competências sobre a matéria-prima couro e suas aplicações e razões pelas quais pode ser incluído nas estratégias de sustentabilidade das empresas.

PLANO DE FORMAÇÃO

Dia 1
Esta é uma sessão dedicada à história do couro e de como se tornou um material nobre para as mais variadas aplicações. Chegaremos às razões pelas quais o couro é considerado um material sustentável e práticas de reaproveitamento.

Formador: João Carvalho, Artspace
Com uma vasta experiência na área de curtumes e desenvolvimento de peles, João Carvalho é atualmente consultor técnico para o desenvolvimento de novos artigos.
Criou em 2014 o projeto Artspace João Carvalho. Um espaço que junta o melhor de dois mundos: a arte e a indústria, unidas pelo design e inovação.
Expõe anualmente as suas coleções em feiras de moda Internacionais. É comum participar em feiras como "Le Cuir à Paris", "Lineapelle", entre outras. Possui hoje uma vasta rede de contactos, não apenas na área dos curtumes, mas em todas as outras que dela beneficiam. Enquanto escultor, desenvolveu a coleção "NU ETERNO" exibida em galerias de arte e museus nacionais e internacionais.

PROGRAMA
16:00h Receção dos participantes, documentação
Apresentação do curso, objetivos e programa
Apresentação dos participantes e da equipa formadora
16:30h História do Couro
17:30h Sustentabilidade do Couro
19:00 Pausa para jantar e networking
20:00 Reaproveitamento do couro – Boas práticas na recolha, reciclagem de produtos de couro, gestão de stocks de peles e monos.
22:00h Conclusão


Dia 2

Esta sessão é dedicada ao couro como matéria-prima de várias indústrias – uma viagem ao processo produtivo e aos vários tipos de couro, suas características e suas aplicações.

Formador: António Alfredo Crispim Ribeiro

Professor do Departamento de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) de 1983 a 2021, tendo sido Professor Coordenador de 2000 a 2021, assumindo a Direção do Mestrado de Engenharia Química de 2007 a 2019, e tendo sido Investigador Responsável do Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) do ISEP de 2008 a 2020. Tem desenvolvido uma atividade científica muto ligada à indústria, em particular à indústria de curtumes na qual exerceu atividade técnica de 1979 a 2004 na Monteiro Ribas Indústrias, SA. Tem participado em diversas atividades científicas como: publicação de artigos, participação em conferências, coordenação de projetos com a indústria, tendo sido responsável por uma série de projetos no âmbito do Programa IDEIA, do Programa QREN e do Portugal 2020.

PROGRAMA
16:00h O processo de transformação da pele em couro: ligeira descrição do processo de transformação da pele em couro incluindo a Conservação, Ribeira, Curtume, Tinturaria e Acabamento.
O impacto ambiental: considerações sobre o impacto ambiental da indústria de curtumes e sua mitigação
19:00 Pausa para jantar e networking
20:00 Os vários tipos de couro e sua aplicação: descrição dos principais tipos de couro, em particular quanto ao tipo de curtume, e cuidados a ter na sua aplicação;
Couro e sustentabilidade: avaliação de aspetos da utilização da pele e da sua transformação em couro e sua importância no conceito de sustentabilidade.
22:00h Conclusão

Dia 3

A última sessão deste curso é dedicada ao despertar da criatividade na utilizando do couro como matéria-prima de produtos de moda. Uma sessão prática que despertará todos os sentidos dos participantes, através da exposição e demonstração de novos materiais em couro, que inspirem designers e gestores de produto a fazer desta a matéria-prima de excelência para produtos de moda de alto valor acrescentado nos mercados mais exigentes.

Formadora: Marita Setas Ferro

Marita Setas Ferro é fundadora e diretora criativa da marca Marita Moreno. Desde 2015 desenvolveu os acessórios (calçado e bolsas) para a sua marca. Em 2017, a marca tornou-se mais sustentável em termos de responsabilidade social, materiais utilizados, formas de produção, transparência da empresa. A marca Marita Moreno recebeu já vários prémios internacionais, nomeadamente o prémio internacional MOMAD “Moda, Sostenibilidad y Negócio”. Formadora do CTCP na área do Eco-design.

PROGRAMA

16:00h
Abordagem aos ODSs – O que precisamos para ir de encontro a estes objetivos e o que pode trazer de vantagens para as empresas
EcoDesign – Definições e princípios básicos; desenvolvimento e comunicação do produto
19:00 Pausa para jantar e networking
20:00 O couro na Moda – Apresentação de tendências da Moda. Atividades práticas.
22:00h Conclusão


Jantar volante inserido na inscrição

Destinatários: gestores, designers, técnicos de desenvolvimento do produto, técnicos  de sustentabilidade, entre outros ligados à gestão e marketing do produto. Prioridade para empresas do cluster do calçado.

A participação na formação é grátis, mas carece de inscrição prévia. Número de inscrições limitado.

CTCP São João da Madeira - 13, 14 e 15 dezembro 2022,  das 16:00h às 22:00h. Inscrição AQUI

CTCP Felgueiras-  17, 18 e 19 de janeiro 2023, das 16:00h às 22:00h. Inscrição AQUI




842

Voltar