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ShoeInov2012:Inovação e sustentabilidade

terça-feira, 4 de dezembro de 2012
 ShoeInov2012:Inovação e sustentabilidade

O Seminário ShoeInov2012, que decorreu no CTCP, em São João da Madeira, no dia 28 de novembro no âmbito da jornada ShoeInov, designada de Inovação e Sustentabilidade contou com as seguintes intervenções: Amatilde Rodrigues Fernandes da ASAE com o tema "Propriedade Industrial e Contrafação"; Albano Fernandes da AMF com o tema "Desenvolvimento de calçado técnico. Uma oportunidade para Portugal"; José Pinto da Procalçado que falou da sua experiência na "Criação e Internacionalização de uma marca de calçado técnico" e Maria José Ferreira do CTCP encerrou o seminário com o tema "Desenvolvimento Sustentável: uma forma de diferenciação".




Amatilde Rodrigues Fernandes da ASAE deu início aos trabalhos apresentando de forma clara o âmbito de intervenção desta organização no que diz respeito à contrafação e em especial no caso do setor do calçado. Apresentou as formas que os detentores das marcas e modelos registados têm para se proteger, o que devem fazer e a quem devem dirigir-se no caso de estarem a serem alvo de cópia.

As marcas e as empresas portuguesas de calçado atingiram um grau de excelência e reconhecimento internacional e estão constantemente a inovar nos seus produtos, e por isso a ser alvo constante de cópia, nomeadamente dos modelos que desenvolvem. Por isso não basta inovar é preciso proteger essas inovações, registando-as para se poderem defender contra a contrafação.

As empresas têm dado mostras de um dinamismo exemplar no desenvolvimento de novos materiais, de novos produtos, de novos equipamentos e processos de fabrico, de novas marcas e modelos de negócio. Exemplo disso são as 2 empresas de quem se falou neste seminário, a AMF e a Procalçado.

Albano Fernandes, responsável da AMF, deu o seu testemunho apresentando o seu caso de sucesso. A empresa AMF foi criada em 1999  e dedicava-se ao fabrico de calçado em regime de subcontratação.Soube inovar e em 2005 apostou na criação de uma marca própria a  2work4, para produzir calçado de segurança diferente do existente no mercado - um calçado de segurança com o design arrojado de um calçado casual. 


Muito trabalho e dedicação são segundo Albano Fernandes fundamentais para o sucesso da empresa que tem vindo a apresentar resultados muito positivos. Em 2011, a empresa cria uma nova marca a Too´l com o objetivo de chegar a um mercado mais exigente, um novo conceito que alia um design mais arrojado à tecnologia da sola Energy.
A aposta em Investigação e Desenvolvimento de novos produtos e na comunicação/divulgação dos mesmos são para a empresa  as grandes prioridades  para continuar a ter sucesso.

"Criação e internacionalização de uma marca de calçado técnico", foi o tema abordado por José Pinto da Procalçado. Este dirigente partilhou com os participantes a sua experiência na criação da marca WOCK e o seu processo de crescimento e internacionalização.

A Procalçado é uma empresa que produz componentes para calçado desde 1973. Em  20005  apostou na produção de calçado tecnico, através da marca  WOCK e em 2008 dá-se o processo de internacionalização da marca que hoje está presente em todo o mundo.

O seminário encerrou com o tema da Sustentabilidade, abordado por Maria José Ferreira do CTCP, que apelou às empresas que a aposta nesta área pode ser uma forma de diferenciação de marcas e produtos. Como certificar um produto sustentável e quais as formas que existem para o fazer, foram também areas abordadas. A responsável pela área de Investigação e Desenvolvimento de novos produtos do CTCP deu a conhecer aos participantes alguns exemplos de produtos disponíveis no mercado para utilização no fabrico de calçado mais sustentável.



Paralelamente ao Seminário a Jornada Shoeinov2012 contou com a cerimónia de entrega dos Prémios GAPI CTCP de Inovação Tecnológica e com a inauguração da exposição de produtos inovadores desenvolvidos no corrente ano.

Fonte: ctcp
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