Notícias

O "benchmarking" cada vez mais utilizado nas PME

quarta-feira, 9 de abril de 2008
O

O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação regista já 900 empresas na sua base de dados de "Benchmarking", número que deve chegar aos dois mil ainda em 2008, afirma à Lusa um dos seus responsáveis.

Braz Costa, vice-presidente do organismo, adiantou que o "benchmarking" - um método de comparação entre sistemas de gestão das empresas para detectar falhas - está em crescendo em Portugal, "dado que as empresas compreenderam não só as vantagens de conhecerem as suas limitações, corrigindo-as, mas, também, de, ao fazê-lo, melhorarem o seu ranking bancário".

Segundo aquele responsável, o IAPMEI trabalha actualmente, em benchmarking, com 900 das duas mil empresas que lhe foram indicadas pela banca como tendo necessidade de melhorar processos de gestão.
"No final, e feitos os ajustamentos na gestão que forem necessários as empresas envolvidas melhoram o seu "ranking" bancário, o que lhes facilita o acesso ao crédito", referiu.

Disse que o "benchmarking" permite a comparação de métodos de gestão de uma empresa, em qualquer área, na contabilidade, na inovação, nos recursos humanos, no ambiente...- mas pode ser feita não só entre empresas, mas também entre sectores e mesmo em termos internacionais.
"Hoje, é possível comparar bases de dados com as empresas de Portugal com as da Alemanha, Áustria, Bélgica ou Espanha, por exemplo.

O responsável explicou que, "num cenário de crescente competitividade, as empresas são confrontadas com a necessidade de ferramentas de gestão que lhes permitam diagnosticar os factores críticos do negócio, com o objectivo de corrigir rotas e de fazer mais e melhor".

"O Benchmarking existe para responder a esta necessidade e são muitas as empresas que o procuram  como instrumento de apoio à melhoria de desempenho” adiantou.


Fonte: Diário Economico,09.Abr.08
1691

Voltar