Publicações

Para uma Ecologia do Design na Produção de Calçado

sexta-feira, 3 de novembro de 2023


O Ecodesign na produção de calçado em Portugal é um tema que cresce, cada vez mais, em relevância e importância num mundo que procura continuamente por soluções sustentáveis e ambientalmente conscientes. Neste contexto, é imperativo para as marcas de calçado em Portugal incorporar abordagens inovadoras que integrem o Design numa lógica de sustentabilidade em todas as fases de produção, desde a identidade visual à oferta de produtos e serviços. Esta perspetiva não visa apenas reduzir o impacto ambiental da indústria do calçado, mas também promover uma maior eficiência e competitividade na produção nacional no mercado global. Considerando o aumento da consciência ambiental e da procura por produtos sustentáveis, explorar o Ecodesign no setor do calçado em Portugal torna-se um passo fundamental para um futuro mais sustentável e promissor.

Desse modo, no âmbito do projeto BioShoes4All, o CTCP organizou um webinar designado por "Para uma Ecologia do Design na produção de calçado", no dia 31 de outubro, às 14h30. Esta sessão abordou questões essenciais relacionadas com o design no setor de calçado em Portugal, onde serão abordados os princípios operativos da identidade visual, a arqueologia de marcas enquanto campo de estudo e abordagem processual para tomada de decisões estratégicas, bem como os sistemas marca-produto-serviço emergentes que promovem o desenvolvimento sustentável.

Orador:
Pedro Carvalho de Almeida
Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+)


-

Este webinar foi desenvolvido no âmbito do projeto Bioshoes4all - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.

Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.

Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Europeu NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.

Voltar