Projetos

DESIGN4CIRCLE - Práticas de design inovadoras para o setor da moda

ERASMUS_logo_300x85.jpg

Acrónimo: DESIGN4CIRCLE

Título : DESIGN4CIRCLE - Práticas de design inovadoras para o setor da moda

Data Início: 01/12/2018

Data Conclusão: 28/02/2021

Duração(Meses): 27

Web Site: https://design4circle.eu

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Diversos

Resumo

O projeto Design4Circle: innovative design practices for achieving a new textile circular sector
“Práticas de design inovadoras para o setor da moda" destina-se ao setor da moda e tem com o objetivo antecipar as necessidades das empresas e dos seus colaboradores em ecodesign e desenvolver ferramentas didáticas que permitam preparar os designers com as competências e conhecimentos adequados para o design ecológico, num modelo Circular. Pretende-se motivar os designers a criar produtos que reduzam o impacto ambiental, durante o ciclo de vida do produto e desenvolvam negócios novos e inovadores, dentro dos princípios da economia circular.

Objetivos e atividades
- Análise das melhores práticas atuais e necessidades de ecodesign e implementação do modelo de negócios circular no setor da moda
- Definição de um currículo conjunto
- Desenvolvimento dos materiais didáticos com diferentes ferramentas (textos, vídeos, fotos, etc.)
- Criação de uma plataforma online.

Resultados

- Promoção de novas empresas circulares e criação de novas empresas de design têxtil e de calçado que visem uma nova economia circular.
- Desenvolvimento de competências específicas, básicas e transversais, como a gestão, o empreendedorismo, a liderança, as competências digitais e criativas e a competência linguística.
- Promoção e implementação do Plano de Ação na UE para a Economia Circular, no sector têxtil e calçado e noutros sectores industriais em que a produção é um processo-chave.

Parceria

O projeto é constituído por uma Parceria Estratégica, composta por 6 entidades de 6 países. Especialistas nas diferentes áreas propostas pelo projeto. Duas Universidades especialistas em design têxtil e tecnologias: RTU, Letônia e TUIASI, Romênia; uma empresa especialista em economia circular como novo modelo de negócio: ECORES, Bélgica; e três associações empresariais e fornecedores de Ensino e formação profissional (EFP) que abrangem diferentes sectores da indústria têxtil e especialistas em ecodesign, TTA-TC, Macedónia, AMUEBLA, Espanha e CTCP, Portugal).

Projeto número: 2018-1-LV01-KA202-046977

Voltar