Notícias

Zara é novamente acusada de copiar designs

sexta-feira, 2 de setembro de 2016
Zara é novamente acusada de copiar designs

A marca espanhola tinha sido acusada de copiar ilustrações de uma artista indie no mês passado. Agora trata-se de um modelo de sandálias semelhante ao da marca Brother Vellies.


Aurora James. Um nome que talvez nunca tenha ouvido, mas que é da fundadora de uma marca –Brother Vellies – que avança a passos largos dentro da indústria da moda. O que é que Aurora e a Zara têm em comum? Um par de sapatos que a designer criou e que a gigante espanhola do retalho de pronto-a-vestir aparentemente copiou.
James, nativa de Toronto a viver em Brooklyn, venceu o prémio Council of Fashion Designers of America (CFDA)/VogueFashion Fund Prize em 2015 e juntar-se-á à turma de 2018 da CFDA Fashion Incubator. A designer emprega múltiplo artesãos em África, onde são feitos os sapatos sustentáveis da sua marca apelidados de “vellies”.


Em causa estão agora umas sandálias de salto criadas por Aurora James, onde o detalhe que se destaca é o pêlo usado na tira do sapato, tornando-se na assinatura deste modelo Dhara. A questão coloca-se quando a Zara tem umas sandálias muito semelhantes às da designer canadiana, que acusa a marca de moda rápida espanhola de “roubar de África” o design do sapato. Foi no Instagram que James denunciou a marca espanhola.


A Brother Vellies tem responsabilidades sociais associadas à produção dos seus sapatos, sendo que são feitos por artesãos africanos – o modelo Dhara nasceu na Etiópia.  As sandálias de Aurora James custam 715 dólares (aproximadamente 639€) e as da Zara têm o valor de 59,90 dólares ( cerca de 53€).


Já em Julho deste ano, a Zara foi acusada de copiar designs de Tuesday Bassen, uma artista indie. Tratava-se de ilustrações para pins e patchs que a marca de moda rápida utilizou sem consentimento de Bassen, daí a acusação de plágio pelas semelhanças evidentes denunciadas pela artista no Instagram.




Fonte: lifestyle.publico.pt, 30.ago.2016
1657

Voltar