O lento crescimento do emprego, o emprego informal e a falta de inclusão dos jovens no mercado de trabalho são características de natureza estrutural que limitam o desenvolvimento sustentável de Marrocos e da Tunísia. Inserida no incipiente panorama industrial destes países, a indústria do calçado representa um segmento crucial do setor dos bens de consumo, sendo responsável pela maior parte da atividade de transformação do couro, com um volume de negócios de 273 milhões de euros em Marrocos e 598 milhões de euros na Tunísia. Apesar destes números significativos, a indústria do calçado enfrenta dois obstáculos que dificultam a sua recuperação e crescimento pós pandemia: a prevalência de empregos pouco qualificados e a falta de mão de obra qualificada.
Para fazer face a estas limitações, o projeto VALHC irá reforçar as capacidades dos especialistas seniores do setor do calçado, dos professores e dos estudantes do ensino e formação profissionais, de uma forma orientada para a procura, de acordo com as necessidades de competências da indústria: ecológicas, digitais e empresariais. Para este fim, os currículos serão concebidos de acordo com a abordagem baseada em competências e implementados através de um sistema de formação sustentável baseado numa abordagem de formação de tutores, que não só resultará em competências melhoradas da força de trabalho atual e futura, mas também numa melhoria da aprendizagem baseada no trabalho para o ensino profissional no calçado.
Para além disso, para facilitar a inclusão no mercado de trabalho dos diplomados do Ensino Profissional, os esforços de cooperação entre o sistema de Ensino Profissional e a indústria do calçado serão suportados através de workshops de promoção da empregabilidade e eventos de matchmaking, onde os diplomados do ensino profissional serão colocados em contacto com os empregadores do setor do calçado. No entanto, o nosso projeto não se limitará aos jovens que já frequentam o sistema de Ensino Profissional, mas também promoveremos a atratividade deste sistema de ensino no sector do calçado entre os estudantes, através de eventos de sensibilização. Todos estes esforços serão materializados no final do projeto num Manifesto de Competências, que será a pedra angular para promover a cooperação sustentável entre as partes interessadas dos setores do Ensino Profissional e do calçado, garantindo assim a sustentabilidade dos resultados do projeto.
Resultados pretendidos:
- Novo programa de desenvolvimento de competências sobre sustentabilidade, digitalização e empreendedorismo (necessidades da indústria do calçado)
- Conteúdos curriculares inovadores sobre sustentabilidade, digitalização e empreendedorismo
- Manual de recomendações pedagógicas com base no intercâmbio de boas práticas no Ensino Profissional
- Manifesto de competências assinado pelas partes interessadas do Ensino Profissional e da indústria do calçado
- Peritos seniores qualificados em calçado e Ensino Profissional
- Plataforma de formação digital
Conheça melhor este projeto em:
valhc.eu
Numero do projeto 101128944 — VALHC —ERASMUS – EDU-2023- CB- VET, que decorre entre o dia 1 de Fevereiro 2024 e o dia 31 Janeiro 2027