Já pode ouvir o mais recente episódio do CTCP Podcast, um regresso dos convidados Ricardo Laranjeira e Mariana Santos, para falarem da atuação da Optima na agenda FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica.
Empresa pertencente ao grupo Tecmacal, a Optima – sediada em São João da Madeira – desenvolve e produz equipamentos CNC para corte, gravação e maquinação por fresa, faca, laser, plasma e jato de água.
“É um ‘filho’ da Tecmacal que resultou da vontade em investir para diversificar os seus produtos. Surge direcionada para a tecnologia, investigação e inovação, tendo sido criado um gabinete de engenharia e desenvolvimento interno para a conceção de novos equipamentos CNC, orientados para todos os setores de atividade”, como o do calçado, imobiliário, publicidade, cortiça ou metalomecânica, explica Mariana Santos.
No FAIST, desenvolve uma solução industrial em conjunto com a Lumit.io e com a Poleva, para corte e gravação de palmilhas anatómicas, “desenhadas para transmitirem maior conforto, melhor caminhar e menor cansaço, podendo aliviar as dores nas costas ou nos joelhos”.
Um equipamento que mitigará alguns problemas do atual processo, como o tempo, a deformação de materiais e o desperdício, para o qual contribuiu a integração da visão artificial.
A Optima irá também desenvolver um equipamento que permitirá testar o corte de diferentes materiais com diferentes ferramentas, um sistema considerado inovador para o setor. “Uma máquina para fazer o que outras não fazem. Num só equipamento teremos vários componentes; é multifunções”, detalha Ricardo Laranjeira.
Os constrangimentos encontrados “estão todos eliminados”, assegura, explicando quais e como foram superados. Um equipamento através do qual “as empresas poderão ficar autónomas no desenvolvimento de protótipos”.
Ambos acreditam que o impacto das ferramentas criadas no âmbito do FAIST será considerável para a indústria do calçado, marroquinaria e artigos de pele.
Ver episódio aqui
Este podcast foi desenvolvido no âmbito da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica. Investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos fundos europeus NextGenerationEU. Para mais informação, consulte o website recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores. O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e os fundos europeus NextGenerationEU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contidas.
Siga-nos nas plataformas Apple Podcasts, Spotify e YouTube para ser notificado sempre que lançamos novos episódios.