Há um pacote de três milhões de euros destinado às empresas do setor do calçado para reforçarem o investimento na imagem própria e na promoção digital. O programa ‘Valorização da Oferta’ é uma iniciativa da APICCAPS, a associação portuguesa do cluster, com o apoio do fundo Compete 2030.
Assim, as empresas da fileira do calçado e artigos de pele poderão beneficiar, até ao final de 2025, deste pacote para promoverem o upgrade da imagem das marcas do setor e fomentarem e difundirem os seus produtos no universo digital.
Apoios que estão previstos para várias áreas estratégicas, com destaque para a criação de website e adesão a plataforma online, definição da estratégia digital ou criação de catálogos virtuais.
Uma das mais fortes apostas visa a realização de campanhas de marketing digital, que incluem redes sociais, e-mail marketing, publicidades pagas, entre outras.
Estes apoios estendem-se igualmente ao registo de marcas e modelos, assim como à produção e criação de conteúdos fotográficos e multimédia considerados indispensáveis para a promoção de proximidade, quer com o público profissional, quer com os consumidores finais em todo o mundo.
Em 2024, mais de 60 empresas da fileira do calçado recorreram a apoios em matérias de valorização da oferta, um número que poderá aumentar este ano, dado ao orçamento disponível.
“O cluster do calçado e artigos de pele prossegue a sua estratégia de diversificação de investimentos”, sublinha Carlos Silva, coordenador do projeto ‘Valorização da Oferta’, que prevê que até ao final de 2025 deverão ser investidos três milhões de euros na valorização do setor no universo digital.
Em paralelo, a APICCAPS prossegue com uma intensa atividade no apoio à internacionalização das empresas portuguesas de calçado, especialmente no que diz respeito à participação em feiras e exposições, e mais recentemente à campanha de promoção da imagem Portuguese Shoes, que nos últimos três anos, enquadrada no projeto BioShoes4All, chegou a mais de 73 milhões de consumidores em todo o mundo.
Fonte: APICCAPS