A vigilância tecnológica surge como uma ferramenta crucial que permite às empresas manterem-se a par dos mais recentes desenvolvimentos que as possam impactar, facilitando assim a tomada de decisões estratégicas. No entanto, muitas empresas, em especial pequenas e médias empresas de setores tradicionais, não realizam uma vigilância tecnológica sistemática. É neste contexto que surge o projeto TechGrow, que tem como alvo essas empresas, e visa fornecer-lhes ferramentas digitais inovadoras para aceder facilmente a informações atualizadas. Além disso, oferece recursos educacionais para capacitar os trabalhadores na implementação de processos sistemáticos de vigilância tecnológica nas suas empresas. Os parceiros já estão a desenvolver materiais e os primeiros resultados começam a aparecer.
Parceiros do projeto TechGrow avançam auditorias de informação e colaborações estratégicas na Chéquia
Nos dias 11 e 12 de março de 2024, os parceiros do projeto TechGrow reuniram nas instalações da Universidade Técnica de Liberec, na Chequia, com o objetivo de avançar nas auditorias de informação conduzidas em cada um dos setores envolvidos: têxtil, mobiliário e calçado, bem como analisar os próximos passos do projeto.
Nesta etapa inicial das atividades do projeto, os parceiros já desenvolveram vários infográficos mostrando os fatores de vigilância e as principais fontes de informação para cada setor, que tornaram públicos no Website do projeto. Além disso, foi publicado um guia metodológico explicativo detalhando todo o processo desenvolvido para realizar a auditoria de informação.
Ao longo da reunião de dois dias, os parceiros tiveram a oportunidade de partilhar e discutir vários aspetos técnicos das plataformas de vigilância que precisarão ser desenvolvidas, bem como estabelecer prazos de trabalho para o desenvolvimento de materiais de formação.
Todos os resultados já disponíveis estão acessíveis através do site do projeto (aceder
AQUI).
O TechGrow, projeto apoiado financeiramente pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+ iniciou em novembro2023 e é liderado por entidades europeias de destaque, nomeadamente: CETEM
https://cetem.es/ (Centro Tecnológico do Mobiliário e Madeira da Região de Múrcia, Espanha), CLUTEX
https://clutex.cz/ (Cluster Têxtil da República Checa), CTCP
https://www.ctcp.pt/ (Centro Tecnológica do Calçado de Portugal) e FEDIT
https://fedit.com/ (Federação Espanhola de Centros Tecnológicos).
Para mais informações e para acompanhar as atualizações do projeto, visite os sites das organizações participantes, onde serão disponibilizadas oportunamente informações sobre a disponibilidade do site do projeto TechGrow:
techgrow-project.eu