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Sustentabilidade: tendência ou futuro?

quinta-feira, 27 de abril de 2023
Conferência decorreu no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Sustentabilidade: tendência ou futuro?

No passado dia 19 de abril, decorreu um ciclo de conversas, no âmbito da exposição temporária do Museu do calçado “Tendência ou Futuro? Calçado e Sustentabilidade”, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Um diálogo cruzado, moderado por Sara Paiva - Diretora do Museu de Calçado de São João da Madeira - e que teve como oradores: Maria José Ferreira – Diretora dos Laboratórios, Investigação e Sustentabilidade do Centro Tecnológico do Calçado; Marita Setas Ferro – Criadora da marca Marita Moreno; René van den Berg – Fundador da René van den Berg Academy e criador da marca Makerzoon; Pedro Carvalho de Almeida – Designer e Professor Auxiliar de design no DeCA da UA.  

Os quatro oradores apresentaram experiências distintas, conduzindo a conversa a um objetivo comum: olhar o futuro com uma nova forma de pensar o design aliado à responsabilidade social de quem produz e consome.

Maria José Ferreira deu início ao diálogo começando por contextualizar o cluster do calçado. Sublinhado que “o sector tem apostado fortemente em produtos mais sustentáveis”, a oradora referiu as áreas de ecodesign e dos biomateriais como uma das muitas estratégias para reduzir o impacto ambiental. Por fim, deu a conhecer aos presentes, os diferentes projetos: “Famest; “Greenshoes4.0”, “Bioshoes4all”.

Marita Setas Ferro começou por abordar os princípios de sustentabilidade e ecodesign, afirmando que “termos a capacidade de utilizar o lixo e daí termos a matéria que vamos usar é futuro, é um investimento.” A artista expôs, como exemplo de sucesso, uma das suas criações: os sapatos Dali Azores, vencedores do German Sustainable Design Award na categoria Excellent Product Design e Eco Design.

René van den Berg deu a conhecer a Makerszoon, uma marca que, por entre muitos trabalhos de prestígio, traça a sua jornada. A marca apresenta um modelo de calçado masculino de alto conforto e baixo impacto ambiental, feito totalmente à mão e de forma personalizada.
Com o tema “arqueologia das marcas”, Pedro Carvalho de Almeida levantou questões como: “De que forma a criatividade pode ser usada em recursos limitados? Como podemos ser diferentes se todos adotamos as mesmas técnicas? O passado pode ser um princípio para a tomada de decisões?” Questões essas que tiveram resposta através de casos práticos, demonstrando que é possível - e necessário olhar para o passado das marcas e perceber quais foram as suas raízes, narrativas e materiais.

Por fim, todos os presentes tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências, colocando questões aos oradores e a possibilidade ver alguns dos produtos presentes na exposição criada pelo Museu do Calçado em parceria com o CTCP e a APICCAPS, que estará presente no museu do Calçado, em São João da Madeira até junho de 2023.

Fonte: APICCAPS
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