Notícias

Solas recicladas da VAPESOL certificadas pela norma GRS – Global Recycled Standard

quarta-feira, 10 de novembro de 2021
Primeira empresa nacional de fabrico de solas a obter a certificação de produtos pela norma GRS
Solas recicladas da VAPESOL certificadas pela norma GRS – Global Recycled Standard

A VAPESOL tem vindo a apostar na sustentabilidade dos seus produtos e da sua atividade produtiva. Em final de 2020 a empresa alcançou a certificação do sistema de gestão ambiental de acordo com os requisitos da Norma NP EN ISO 14001:2015.

Para o ano de 2021 Décio Pereira, gerente da empresa, apostou na certificação de solas recicladas e a VAPESOL é a primeira empresa nacional  de fabrico de solas a obter a certificação de produtos pela norma GRS – Global Recycled Standard 4.0.

A certificação GRS foi atribuída a solas produzidas em TR e TPU que contêm pelo menos 56% de material reciclado pré-consumer, mas podem alcançar até 100% de conteúdo reciclado. O processo de certificação envolveu uma vasta equipa da VAPESOL que contou com o apoio do CTCP na implementação dos exigentes requisitos da norma GRS.

A norma GRS é uma certificação de produto, é voluntária e pertence à Textile Exchange promovendo 4 princípios orientadores que foram auditados e verificados pela entidade certificadora Intertek:
- o uso de materiais reciclados nos produtos
- cumprimento de práticas de responsabilidade social
- cumprimento de requisitos de gestão ambiental
- gestão de produtos químicos e cumprimento de controlo de substâncias restritas

A certificação GRS de solas em TR e TPU produzidas pela VAPESOL é uma importante alavanca para os seus clientes que encontram, assim, uma solução para as exigências das grandes marcas, que recorrem a Portugal para a produção de calçado, nomeadamente de calçado reciclado.

A norma GRS assenta no princípio da rastreabilidade e transparência, o que exige à VAPESOL um elevado controlo sobre a origem das matérias-primas, a sua segregação, processamento e expedição, o que contribui ainda mais para o grau de organização que caracteriza a empresa.

Em 2022 a VAPESOL vai continuar a colaborar com o CTCP na melhoria contínua do seu sistema de gestão ambiental e da sustentabilidade dos seus produtos.

Fonte: CTCP
2055

Voltar