Notícias

SMART COVER POOL & DECK: materiais inovadores

segunda-feira, 30 de setembro de 2019
SMART COVER POOL & DECK: materiais inovadores

O SMART COVER POOL & DECK é um projeto de IDT em co promoção, liderado pela Soprefa, que visa a criação de soluções inovadoras para piscinas inteligentes, seguras e sustentáveis, juntando as universidades do Minho e Aveiro, a empresa Soprefa e o Centro Tecnológico do calçado de Portugal.

O projeto é promovido e liderado pela Soprefa, uma empresa produtora de componentes para calçado e produtora e exportadora de soluções para piscinas.
O CTCP participa no desenvolvimento e análise dos novos materiais em estudo, que visam a criação dos produtos inovadores que prometem revolucionar a construção e conservação de piscinas, nomeadamente:
1.    Perfil de cobertura transparente para piscinas que satisfaça as normas internacionais de resistência ao impacto e solidez de cor após envelhecimento;
2.    Perfil para deck de revestimento do solo em compósito de matriz termoplástica reforçado que apresente boa resistência mecânica e baixo coeficiente de expansão térmica, quando comparado com os atuais produtos existentes no mercado;
3.    Subestrutura de suporte do perfil para deck que permita agilizar significativamente o processo de instalação de revestimentos efetuados com estes perfis.
 
A realização deste projeto envolve várias especificações de novos produtos, a seleção/desenvolvimento dos materiais requeridos, a produção de perfis simples para definir estratégias para garantir o cumprimento dos requisitos, o dimensionamento da secção transversal dos novos perfis, a conceção de ferramentas para a produção de perfis protótipo, o desenvolvimento de tecnologias de produção inovadoras, a produção de perfis protótipo a avaliação dos benefícios obtidos e, finalmente, a conceção e construção da solução necessária para a produção industrial dos novos produtos. Pretende-se que as soluções desenvolvidas possam ser também aplicáveis noutros setores de atividade.
 
 Os trabalhos  desenvolvidos têm o apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Compete 2020, no enquadramento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - projetos em co promoção, projeto n.º 17656 (aviso n. 33/SI/2015). Os trabalhos, que estavam previstos terminar agora, vão prolongar-se por mais um ano. O projeto conta com um investimento total de aproximadamente 640k € com um incentivo FEDER de cerca de 71%.


Fonte: ctcp
1440

Voltar