A conferência sobre a agenda mobilizadora FAIST não será a única que envolve o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal a realizar-se na SIMAC, feira internacional de equipamentos e tecnologias para a indústria do calçado, que decorre em Milão, Itália, de 23 a 25 de setembro.
Também o projeto SHOE 5.0 – cofinanciado pelo programa Erasmus+, que tem na sua génese o propósito de dotar e preparar o setor europeu do calçado com as capacidades necessárias para os desafios associados à transição para uma indústria sustentável – será disseminado, através da conferência ‘Upskilling footwear professionals for Industry 5.0: insights from the SHOE 5.0 Initiative’.
Agendada para as 11h30 locais do dia 25 de setembro, com duração de uma hora, a conferência abordará a importância da cooperação europeia na definição das competências que irão moldar a indústria do futuro. Seja para estudantes ou para profissionais experientes, a formação contínua tem como missão responder às exigências da Indústria 5.0, dotando o setor dos conhecimentos e das ferramentas necessárias para manter a competitividade e a inovação.
É através da Realidade Aumentada que o SHOE 5.0 pretende aportar ao cluster do calçado experiências imersivas que preparem a cadeia de valor para o futuro.
Rita Souto, diretora de Formação e Qualificação do CTCP, será uma das oradoras, assim como Alice Marcato, diretora-técnica do instituto Politecnico Calzaturiero (Itália), e Pedro Pereira, fundador e CEO da ByAR, empresa sediada em Lisboa que cria ambientes digitais e experiências em Realidade Aumentada.