Notícias

ShoeGAME: Atrair jovens para a indústria através de formação interativa e jogo inovador

quarta-feira, 13 de julho de 2022
Projeto europeu
ShoeGAME: Atrair jovens para a indústria através de formação interativa e jogo inovador

Um dos maiores desafios que a indústria do calçado, na europa, enfrenta atualmente é a atração de jovens. A indústria transformadora em geral e a indústria do calçado, em particular, têm de se apresentar como uma alternativa real para os jovens estudantes e apostar na digitalização, automatização, educação, inovação, investigação e sustentabilidade. É neste contexto que surge o projeto Europeu Erasmus+ ShoeGame, que visa responder a dois desafios que a indústria do calçado enfrenta atualmente: por um lado, o envelhecimento da sua força de trabalho, e, por outro, a inadequação da formação oferecer aos desafios atuais.

O objetivo central deste projeto é aumentar a atratividade da Educação e Formação Profissional (EFP) em calçado para as gerações mais jovens, proporcionando-lhe competências técnicas e setoriais específicas, bem como as competências digitais, de sustentabilidade e circularidade que se tornam cada vez mais relevantes para o setor.

Os parceiros do projeto pretendem atingir este objetivo com o desenvolvimento de um jogo ShoeGAME, com conteúdos diferenciados e interativos.

Trata-se de um jogo sério destinado a estudantes de EFP atuais e futuros ou potenciais, na fabricação de calçado. O ShoeGame será inovador, não só porque se destinará, especificamente, à indústria do calçado, mas também porque:
-Será uma ferramenta de aprendizagem a ser utilizada na sala de aula;
-Permitirá o desenvolvimento de competências digitais por parte dos alunos;
-Terá um impacto positivo na retenção de estudantes que já estão no sistema de EFP de abandonarem os seus estudos, bem como na motivação de potenciais futuros estudantes;
- Representará um "step-in'' para a área tecnológica do desenvolvimento de jogos para fins educativos, e a aplicação destas ferramentas na sala de aula.

Acompanhe todos os desenvolvimentos deste projeto em shoegame.eu .




1170

Voltar