Notícias

Produção mundial de calçado aumenta 6,9%

World Footwear Yearbook

Produção mundial de calçado aumenta 6,9%

Com base em dados da APICCAPS, publicados no World Footwear Yearbook, referentes ao ano de 2024, a produção de calçado à escala mundial aumentou 6,9%, para 23,9 mil milhões de pares. Na Ásia, são fabricados cerca de 9 em cada 10 pares de sapatos, o que representa 88% da produção global.

É a China quem ocupa o trono de maior produtor, com 13 mil milhões de pares fabricados em 2024, e uma quota de mercado ligeiramente acima dos 54%. A Índia aumentou a sua quota, para 12,5%, figurando na segunda posição, seguida do Vietname, com 6,5%.

“São número que devem ser avaliados com cautela”, considera o presidente da APICCAPS. “Não é razoável que praticamente 90% da produção seja assegurada por produtores asiáticos, quando deveríamos defender práticas de comércio livre, justo e equilibrado”, sustenta Luís Onofre, enaltecendo que “a edição de 2025 do World Footwear Yearbook confirma Portugal como um dos grandes players do setor, em especial no segmento de calçado de couro”.

Exportações sobem 4,6%

Em subida, em 2024, estão também as exportações mundiais de calçado. Neste caso, 4,6% em volume face ao ano anterior, sinalizando uma recuperação gradual do comércio internacional.

A Ásia mantém-se como o principal exportador, representando 85,1%, ligeiramente acima dos 84,5% registados há uma década. Entre 2015 e 2024, as exportações globais de calçado cresceram modestamente em volume (1,2%), mas aumentaram em valor (31,4%), passando de 129,2 mil milhões de dólares para quase 170 mil milhões.

Assim, os países asiáticos reforçam a posição dominante que detêm no comércio global de calçado, com uma quota conjunta em crescendo: de 84,6% em 2023 para 85,1% em 2024. Em contraciclo, a quota da Europa caiu para os 12,6%.

Ásia domina no consumo

Relativamente ao consumo, referente a 2024, a Ásia figura-se como o responsável por mais de metade a nível mundial (55,5%), o que reflete um aumento em relação a 2023. Segue-se a América do Norte e a Europa, com quotas de 13,6% e 13,5%, respetivamente.

O consumo de calçado per capita varia substancialmente entre regiões, desde 1,4 pares por pessoa em África até 4,8 pares por pessoa na América do Norte. A China segue como maior consumidor mundial (18,6%), seguida da Índia (13,3%) e dos Estados Unidos (9,8%). Quanto à União Europeia, ocupa o quarto lugar, com 2.069 milhões de pares consumidos em 2024.

É a China o principal exportador (62,2%), embora a sua quota tenha registado uma queda (63,8% em 2023). Vietname é segundo (10,7%) e Indonésia terceiro (4,1%). Juntas, estas três nações representam mais de três quartos das exportações mundiais de calçado.

Aumento do preço médio por exportação

Ao longo dos últimos dez anos, o preço médio por exportação de calçado aumentou significativamente, de 8,83 dólares por par em 2015 até um pico de 11,98 dólares em 2023, o que representa um aumento de 36%.

Esta tendência refletiu o aumento dos custos de produção, a maior aposta em produtos de maior valor acrescentado e pressões inflacionistas nas cadeias de abastecimento globais.

No entanto, em 2024, essa tendência registou a primeira quebra significativa, com o preço médio a cair para 11,47% por par. Esta descida poderá indicar uma mudança no mix de produtos ou na estratégia de preços, após dois anos de forte crescimento em valor.

Fonte: APICCAPS
Foto: Pedro Ferreira/Portuguese Soul

Data Publicação: segunda-feira, 1 de setembro de 2025
1035

Voltar