Notícias

Porquê a Certificação Ambiental ?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
Vantagens da Certificação Ambiental segundo a Norma ISO 14001
Porquê a Certificação Ambiental ?

A Norma ISO 14001, designada por Sistema de Gestão Ambiental, é uma Norma Internacional reconhecida mundialmente que integra requisitos para a melhoria contínua do desempenho ambiental de empresas.

Nos últimos anos, verifica-se um crescimento significativo do número de empresas da fileira do calçado certificadas por esta Norma.

Que motivos podem explicar a crescente procura da certificação ambiental?
A certificação por esta Norma é, seguramente, um fator diferenciador relevante, principalmente, quando é claro que a Sustentabilidade Ambiental é um vetor estratégico seguido pelas principais marcas e distribuidores ligados ao mundo da moda.

Os efeitos das alterações climáticas e o impacto da indústria da moda nas emissões de CO2 levaram a que uma parte significativa do mercado da moda estabelecesse políticas e objetivos de melhor desempenho ambiental, envolvendo a cadeia de fornecedores. Não bastam os princípios e compromissos estabelecidos, há uma exigência de transparência das novas gerações que se reflete no comportamento do mercado. As empresas da moda são analisadas à lupa sobre o seu desempenho ambiental e têm, obrigatoriamente, de desenvolver práticas operacionais de gestão ambiental que lhes permitam demonstrar o seu compromisso e envolvimento na prevenção da poluição e no uso racional dos recursos naturais. A exigência de transparência implica o envolvimento da cadeia de fornecedores e o seu compromisso e implementação de práticas que conduzam a melhor desempenho ambiental e que possam ser evidenciadas através de um selo de empresa certificada.

Resumidamente o que abrange a Norma ISO 14001?


Numa fase inicial é identificada a legislação aplicável e é efetuada uma avaliação da conformidade legal dos processos da empresa sendo definido e implementado um plano de recomendações para o cumprimento legal.
São identificados e classificados os riscos ambientais existentes e definidas ações para reduzir ou eliminar a possibilidade da sua ocorrência bem como o seu impacto. Relevante a definição de processos e procedimentos que estruturam o Sistema de Gestão Ambiental e definem instruções de trabalho para atividades específicas (por exemplo, para separação de resíduos).

Com a melhoria da eficiência dos processos, são reduzidos os custos associados a uma gestão de incumprimento legal e as respetivas coimas. Paralelamente, uma vez que os aspetos ambientais como, por exemplo, o consumo energético, consumo de água, produção de resíduos ou uso dos produtos químicos, são medidos e monitorizados há um maior controlo na sua gestão, o que se traduz em benefícios na redução de utilização dos recursos e nos custos, sendo alavancada a ecoeficiência do desempenho ambiental.
O desempenho ambiental da empresa é controlado através do cálculo de indicadores que quantificam o comportamento ambiental dos processos e, para os quais, a empresa deve definir objetivos e implementar ações para atingir metas devidamente quantificadas.

Quais os principais benefícios de um processo de certificação ambiental?

. Diferenciação, ou seja, reforço do posicionamento junto do mercado, sabendo que as preocupações ambientais e requisitos de transparência dos processos serão, cada vez mais, fatores relevantes para a produção e comercialização de calçado, principalmente, junto de clientes que valorizam aspetos ambientais e sociais;
. Redução de desperdício nos recursos utilizados, procurando soluções que levem ao aproveitamento de materiais, componentes, energia.  Estas ações de melhoria conduzem a uma redução de custos operacionais por um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e, assim, a benefícios económicos para a empresa;

. Redução de custos com coimas por incumprimento legal pois, no âmbito da implementação de um sistema de gestão ambiental, é indispensável o cumprimento da legislação ambiental aplicável em cada momento;

. Melhoria da imagem da empresa perante as partes interessadas – para além dos clientes, a comunidade local, colaboradores, fornecedores, Estado o que pode ser facilitador do estabelecimento de relações de proximidade e parceria.

A certificação pela Norma ISO 14001 é uma decisão estratégica que permite qualificar a empresa para a abordagem comercial a mercados e clientes que valorizam a sustentabilidade como um fator estratégico da sua atividade. A norma ISO 14001, através da implementação dos seus requisitos, constitui a ferramenta mais reconhecida internacionalmente para a demonstração do envolvimento de uma organização com as melhores práticas ambientais.


O CTCP apoia a certificação das empresas. Mais informações AQUI.





Fonte: Equipa certificação do CTCP
2655

Voltar