Notícias

Poderá a Impressão 3D acrescentar valor nos setores tradicionais?

Inquérito

quarta-feira, 10 de março de 2021
Inquérito às empresas de calçado no âmbito do projeto Europeu de formação ACCESS-3DP
Poderá a Impressão 3D acrescentar valor nos setores tradicionais?

Nos últimos tempos a tecnologia de impressão 3D tem despertado a atenção das indústrias tradicionais e criativas, levando algumas empresas a fazer investimentos significativos nesta tecnologia.

No setor do calçado tem-se  assistido  a  um  crescimento  na  adoção  da  Impressão  3D para prototipagem rápida durante o desenvolvimento de novos produtos, além da produção de componentes de calçado funcionais. Sendo o caso das solas e palmilhas os casos de maior sucesso, principalmente na aplicação em calçado desportivo ou ortopédico,há no entanto outras áreas que podem beneficiar desta tecnologia, sendo por isso importante que as empresas tenham ao dispor pessoas qualificadas.

No entanto há ainda uma lacuna generalizada a nível europeu de competências nesta área. É neste contexto que surge o projeto de formação ACCESS-3DP, que visa melhorar o empreendedorismo nos setores tradicionais na Europa com a utilização da manufatura aditiva, por meio de melhor compreensão da cadeia de valor da impressão 3D e desenvolver um curso e recursos de qualificação nesta área.

O CTCP é o parceiro português do ACCESS-3DP, que é um projeto financiado pela Comissão Europeia ( número 2020-1-FR01-KA202-080183), no âmbito do Programa Erasmus + e envolve parceiros de 5países diferentes: França, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.

 Os parceiros estão neste momento a fazer um inquérito às empresas nos diferentes países sobre a utilização desta tecnologia nos diferentes setores tradicionais e criativos, para que possam criar ferramentas de formação adaptadas as reais necessidades do mercado. Pedimos que nos dê a Sua opinião, através do preenchimento do Inquérito AQUI.

Para mais informações, visite site do projeto no seguinte link: https://access3dp.eu/



2305

Voltar

Relacionado