Notícias

Parceria europeia pretende preparar o setor do calçado para Indústria 5.0

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
Parceiros do projeto Europeu “SHOE 5.0” reúnem em Portugal
Parceria europeia pretende preparar o setor do calçado para Indústria 5.0

Nos passados dias 2 e 3 de fevereiro, o consórcio do Projeto Europeu SHOE 5.0, reuniu em Braga para dar continuidade aos trabalhos que têm como objetivo preprarar o setor do calçado para a nova era da Indústria 5.0.

Este projeto europeu, financiado pelo programa ERASMUS+ tem como objetivo implementar os pressupostos da Indústria 5.0 (i5.0), preparando o setor europeu do calçado para abraçar o desafio da transição para uma indústria sustentável, centrada nas pessoas e resiliente, transcendendo os objetivos de eficiência e produtividade, em linha com o Pacto Europeu para as Competências (lançado a 16 de dezembro de 2021).

O projeto propõe um esquema de upskilling multinível feito à medida das necessidades das empresas, com recurso às tecnologias digitais e correspondentes conteúdos formativos),para implementar os pressupostos da i5.0, rumo à transição verde e digital, tornando as empresas de calçado um lugar onde pessoas criativas e talentosas podem vir trabalhar e viver uma experiência humana e personalizada.

O programa de trabalho para o desenvolvimento das atividades será dividido em cinco atividades que incluem a gestão de projetos, a elaboração de currículos e ferramentas de aprendizagem necessárias, ações piloto de formação em quatro países da UE e vários eventos ao longo dos 36 meses de implementação do projeto. O consórcio trabalhará para a replicação e a sustentabilidade dos resultados após o fim do projeto, visando a qualificação e requalificação regular dos trabalhadores e gestores para uma implementação sustentada da I5.0.


Integram o consórcio do projeto a Edit Value® (Portugal), o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP, Portugal), European Footwear Confederation (CEC, Bélgica), Centro Tecnológico del Calzado de La Rioja (CTCR, Espanha); Politecnico Calzatureiro Scral (POLICALZ, Itália); Embracegadget, Lda (ByAr, Portugal) e a Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi Din Iasi (TUIASI, Roménia).



Todas as informações sobre o projeto podem ser consultadas no website: www.shoe50.eu

593

Voltar

Relacionado