Notícias

Oficina de Impressão 3D: Onde o digital complementa o tradicional

terça-feira, 4 de junho de 2024
Oficina de Impressão 3D: Onde o digital complementa o tradicional

O aparecimento e crescimento acentuado das tecnologias de Impressão 3D tem levado a que mais setores industriais olhem para esta tecnologia como um apoio no desenvolvimento de produto, apoio na produção e até no fabrico de componentes e calçado completo. Com o objetivo de promover as variadas abordagens à tecnologia pelas empresas do calçado, o CTCP promove de 24 a 28 de junho uma oficina de impressão 3D, no âmbito do projeto FAIST, onde os formandos poderão usar a tecnologia como personalização, produção de ferramentas e de componentes, na construção de um sneaker.

Destinada a industriais, designers, técnicos de desenvolvimento do produto, técnicos de calçado, entre outros, a oficina decorrerá nas instalações do CTCP FabLab em São João da Madeira e os participantes serão desafiados a usar processos digitais e processos tradicionais na produção de calçado, promovendo assim a integração dos dois mundos na conceção de um sneaker.

Seja para timbragem, componentes de personalização e ornamentação, ou até produzir um corte com partes em couro e partes impressas, os participantes irão adquirir conhecimento de uso básico de ferramentas de desenho, tecnologias de impressão 3D, costura e montagem com componentes impressos e, no geral, integração destes processos no fabrico tradicional de calçado.

Venha desafiar a sua criatividade, conheça a tecnologia e participe na oficina!

DATAS E HORÁRIOS
CTCP FabLab de São João da Madeira 24-28 junho
2ª a 6ª feira das 9h30 às 17h30

FORMADORES
Margarida Mata, mestre em Engenharia de Materiais com especial interesse em impressão 3D e trabalhos publicados na área do design para Manufatura Aditiva (DfAM). Atualmente é investigadora na unidade de Inovação e fabrico Digital do CTCP, onde explora as várias potencialidades dos materiais e tecnologias da impressão 3D no setor do calçado e marroquinaria.

Pedro Duarte, formador certificado com mais de uma década de experiência em projetos de impressão 3D com diferentes processos, materiais e aplicações. Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, tem contribuído em diferentes projetos de inovação no setor do calçado e marroquinaria, com grande foco na impressão 3D. É atualmente responsável pela área de Tecnologias de Prototipagem e Produção da unidade de Inovação e Fabrico Digital do CTCP.

INSCRIÇÕES
Vagas limitadas. A participação na oficina é grátis, mas sujeita a inscrição prévia AQUI.


315

Voltar