Notícias

Oficina Bioshoes Creators arranca este verão no CTCP

17-28 Julho

quarta-feira, 28 de junho de 2023
A oficina Bioshoes Creators é uma verdadeira imersão no mundo do calçado sustentável, onde poderá explorar diferentes abordagens, soluções e tendências.
Oficina Bioshoes Creators arranca este verão no CTCP

O CTCP volta a abrir as portas dos seus fablabs para designers, técnicos de calçado, profissionais do setor e estudantes que queiram desenvolver competências no setor do calçado. Bioshoes Creators é a oficina deste verão, que tem como objetivo promover e apoiar a criação, desenvolvimento técnico e a prototipagem de um modelo de calçado casual, tipo sneaker, sustentáveis, utilizando materiais inovadores provenientes dos mais recentes desenvolvimentos no âmbito do projeto BioShoes4ALL

Com um programa de duas semanas intensivas de formação, workshops, demonstrações e experimentação de novos materiais, os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências ao nível do design circular, desenvolvimento técnico e produção de calçado sustentável.  O resultado será a materialização das competências adquiridas num par de sneakers, que poderão levar para casa no final da oficina.

Todo o processo será acompanhado e orientado por formadores experientes e com conhecimentos específicos nas diferentes áreas, necessárias à expansão da sua criatividade.

A oficina Bioshoes Creators é uma verdadeira imersão no mundo do calçado sustentável, onde poderá explorar diferentes abordagens, soluções e tendências.

Além disso, a oficina será realizada num ambiente interativo e acolhedor, onde os participantes poderão interagir uns com outros e trocar experiências.

As vagas são limitadas, por isso não perca esta oportunidade única de fazer parte da 1ª oficina Bioshoes Creators.

Ao participar da Oficina Bioshoes Creators os participantes terão acesso a:
•          70 horas de formação (design, modelação, corte, costura, montagem e acabamento)
•          workshops interativos com especialistas sobre temas relacionados com a bioeconomia, nomeadamente novos métodos de produção e construção mais eficientes e responsáveis, utilização de materiais mais sustentáveis e que cumpram com as normas pré-estabelecidas para esta tipologia de produtos
•          Demonstração prática das técnicas e conceitos-chave e materiais sustentáveis;
•          Atividades práticas para aplicar os conhecimentos adquiridos;
•          Materiais e recursos necessários para a manufatura e personalização dos modelos;
•          Networking com outros participantes e profissionais da área;
•          Certificado de formação profissional

DATAS E HORÁRIOS
CTCP São João da Madeira: 1ª semana:17-21 Julho; 2ª semana: 24-28 Julho
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 17H00

PROGRAMA
1ª semana: criação e desenvolvimento técnico – workshops e trabalho/projeto prático no ShoeFabLab do CTCP (São João da Madeira), de criação de um modelo casual, tipo sneaker, utilizando materiais sustentáveis oferecidos pelo projeto BioShoes4All.
2ª semana: prototipagem – produção de um par de sapatos do modelo desenvolvido acima no ShoeFabLab do CTCP ( São João da Madeira ), segundo a metodologia de aprendizagem “do-it-yourself” com acompanhamento técnico de um formador

INSCRIÇÕES:
Vagas limitadas . A participação na oficina é grátis, mas sujeita a inscrição prévia AQUI

Esta oficina é promovida pelo CTCP, no âmbito do projeto Bioshoes4all - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.


751

Voltar