Notícias

O que é que a cortiça nos dá?

quarta-feira, 24 de maio de 2023
O que é que a cortiça nos dá?

"A cortiça é um material leve, durável, reciclável e com grandes propriedades de isolamento térmico e acústico, o que a torna adequada para ser utilizada em qualquer setor". Esta observação foi feita por Ana Tavares, do painel de especialistas do programa Portuguese Soul. Segundo a APCOR, "a cortiça é a casca do sobreiro. É um tecido vegetal 100% natural constituído por uma colmeia de células microscópicas contendo um gás idêntico ao ar e revestido essencialmente por suberina e lenhina. Tem uma gama de aplicações associadas aos seus atributos que nenhuma tecnologia conseguiu ainda emular, igualar ou ultrapassar".

Trata-se de uma matéria-prima 100% natural, 100% reutilizável e 100% reciclável, extraída dos sobreiros sem prejudicar o desenvolvimento normal da espécie e sem danificar a árvore. A cortiça extraída é 100% aproveitada. Uma vez transformada, em rolhas, por exemplo, a cortiça também pode voltar a entrar no processo de produção. As rolhas de cortiça podem ser recicladas por trituração. os grânulos resultantes deste processo podem ser utilizados noutros produtos, como sapatos, painéis de revestimento e boias de pescas.



Números: tudo o que precisa saber sobre a indústria portuguesa da cortiça



1783 

É a data de plantação do maior e mais antigo sobreiro do mundo: o sobreiro Whistler. O nome é inspirado no som das aves canoras que pousam nos seus ramos. tem mais de 14 metros de altura e uma circunferência de tronco de 4,15 metros.

15

15 voltas ao perímetro da Terra. Este é o número de rolhas de cortiça produzidas anualmente em todo o mundo.

1200

Em 2022, a indústria portuguesa da cortiça exportou 1200 milhões de euros. O objetivo é chegar aos 1,5 mil milhões de euros até ao final da década.

118000

Este é o valor do whisky mais caro do mundo: o Dalmore Trinitas 64. Está vedado com uma rolha de cortiça portuguesa.


A utilização da cortiça no calçado remonta a milhares de anos, uma vez que existem dados históricos que indicam que os romanos usavam sandálias de cortiça devido ao seu nível de conforto em comparação com outros materiais.


Veja o programa Portuguese Soul e conheça tudo sobre este material.




Fonte: APICCAPS
492

Voltar