Notícias

O Nosso Calçado é Feito de Plástico. Porquê?

segunda-feira, 4 de novembro de 2019
O Nosso Calçado é Feito de Plástico. Porquê?

O desporto e a moda moldaram o design do calçado moderno – que está repleto de plástico. Mas podem existir soluções à vista.

Em 2018, foram fabricados mais de 24 mil milhões de pares de sapatos no mundo inteiro, com mais de 2 mil milhões de pares vendidos apenas nos EUA. São mais de 7 pares por pessoa a encher os armários norte-americanos, empilhando-se à porta de entrada e, eventualmente, a ir para o lixo.
 

Grande parte destes sapatos é parcialmente, ou em muitos casos completamente, feita a partir de materiais plásticos, ou semelhantes a plásticos: solas macias e saltos pontiagudos; a parte superior da malha de poliéster e os orifícios quebradiços dos ilhós. Devido à forma como os sapatos são construídos, com muitos dos seus componentes a serem geralmente costurados, colados ou moldados de formas complexas, são quase impossíveis de reciclar. Portanto, os nossos pés são apenas uma visita curta no seu longo tempo de vida, antes de se amontoarem em aterros e flutuarem pelos cursos de água, onde vivem como mortos-vivos durante centenas de anos.

Porém, os primeiros sinais de uma revolução no calçado estão a começar a surgir e a indústria está a começar interessar-se por formas de construção mais sustentáveis. Mas, para compreender a dimensão deste desafio, precisamos de saber porque é que a maioria dos sapatos é uma mistela de plásticos.

Este foi o tema de um artigo aprofundado, feita pela National Geographic, que pode ver AQUI.

O artigo foi publicado originalmente em inglês no site ou aqui.



Fonte: National Geographic
1451

Voltar