Notícias

Novas áreas de investigação: Projetos em curso

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
Novas áreas de investigação: Projetos em curso

Desde 1993 que o CTCP tem estado envolvido na coordenação e desenvolvimento de vários projetos de I&D (portugueses ou europeus) em consórcio com Universidades e Institutos de I&D, com empresas produtoras de materiais e de equipamentos, com empresas de software, com empresas da fileira de calçado. Estes projetos cobrem o ciclo de fabrico do calçado. Atualmente o CTCP participa nos seguintes projetos:

Projetos Nacionais
BUILD - BacterIal cellulose Leather

BUILD - Bacterial cellulose Leather que visa testar um material inovador, a celulose bacteriana (CB), no desenvolvimento de um novo material análogo de couro. 
O conceito a testar consiste na produção e hidrofobização da CB preservando a sua estrutura porosa, usando metodologias já validadas experimentalmente. Pretende-se deste modo desenvolver um produto amigo do ambiente, quase exclusivamente composto de materiais biológicos e recicláveis, não-tóxicos, com reduzidos custos energético e consumo de água.
 Parceiros: empresa líder SATISFIBRE, Universidade do Minho (UM), o CentroTecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e a KYAIA.

FASCOM-FashionCognizantManufacturing
(Resposta rápida às tendências e preferências dos consumidores para artigos de moda, através da análise da interação e sensorização de lojas e desenvolvimento de novos materiais, calçado e tecnologias)
O  FASCOM tem como principal objetivo criar as condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor, através da criação de um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação ao longo da cadeia de valor, sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas.

A disponibilização desta informação obtida no ponto de venda reduz custos e aumenta as vendas, promovendo o desenvolvimento e o fabrico de produtos que respondem melhor às preferências dos consumidores. Neste ciclo está incluída a logística (com redução de stocks ao longo da cadeia de fornecimento, menores perdas de vendas, maior facilidade na gestão do aprovisionamento) e o  marketing (melhor segmentação do mercado, dados sobre aceitação dos artigos, planeamento e implementação de promoções).
Para tornar este desígnio ainda com mais potencial no setor do calçado, este projeto inclui a conceção e desenvolvimento de um novo conceito de produção de calçado, novos materiais, produtos de calçado customizados e tecnologias de fabrico.

Possibilitar ao detentor da marca e ao produtor, o acesso à informação recolhida na loja é essencial para a conceção de novos produtos, mas também para a gestão da produção e das campanhas de marketing.

Parceiros: Fábrica de calçado SOZÉ( promotor líder), CEI, INOVRETAIL, INESC Porto e CTCP.

Smart Cover Pool & Deck
Soluções Inovadoras para Piscinas Inteligentes Seguras e Sustentáveis

Smart Cover Pool & Deck  visa o desenvolvimento de novos produtos para utilização em piscinas e no seu entorno, baseados em soluções inovadoras:
- Perfil de cobertura para piscinas transparente e satisfazendo normas internacionais de resistência ao impacto e cor após envelhecimento;
- Perfil para deck de revestimento do solo em compósito de matriz termoplástica reforçado apresentando boa resistência mecânica e baixo coeficiente de expansão térmica;
- Subestrutura de suporte do deck para agilizar a instalação de revestimentos efetuados com perfis para deck.
Parceiros: SOPREFA (promotor líder),  UMINHO, UAVEIRO e o CTCP.


Extra LightSafeShoe
 Desenvolvimento de soluções poliméricas para calçado técnico

O projeto visa a investigação, o desenvolvimento e a criação de:
(1) Novos materiais para produção de componentes para calçado.
(2) Soluções de valorização dos resíduos do material gerado no processo de fabrico do calçado.
(3) Novos conceitos de calçado de trabalho confortáveis e economicamente competitivos, que utilizam de modo sinérgico os materiais desenvolvidos.

Parceiros AMF(copromotor líder), 3DC, o IPB e o CTCP


ProShoe
Disseminação, difusão, demonstração e transferência de conhecimento na fileira do calçado

O projeto ProShoe engloba iniciativas relacionadas com a inovação, concentrando-se na disseminação, difusão, demonstração e transferência de conhecimentos resultantes de projetos de I&DT (investigação e desenvolvimento tecnológico), com vista a sua valorização económica e integração em novas soluções empresarialmente competitivas, capazes de alavancar a estratégia de diferenciação e internacionalização do Cluster do calçado. 


Projetos Europeus

BeinCPPS - Business Experiments in Cyber Physical Production Systems

O  projeto BEinCPPS vai possibilitar a criação de uma plataforma de produção com base na cloud em cinco regiões europeias selecionadas (Lombardia na Itália, Euskadi em Espanha, Baden Wuertemberg na Alemanha, Norte de Portugal, e Rhone Alpes na França) e posteriormente nas mais diversas regiões europeias envolvendo centros de competência locais e pequenas e médias empresas.

O objetivo do BEinCPPS é melhorar de forma dramática a adoção de sistemas de produção ciber-físicos por toda a Europa através da criação e promoção de ecossistemas regionais de inovação constituída por centros de competência, empresas de produção e PME na área das tecnologias da informação.
Parceiros
O projeto envolve 23 parceiros europeus dos seguintes países: Itália, Espanha, Alemanha, França, Sérvia, Suíça e Áustria. Coordenados pelo Politécnico de Milano.
Estão envolvidos no projeto 4 entidades nacionais: o CTCP, a KYAIA, o INESC TEC e o CESE, que irão implementar ferramentas: ciber físicas, da internet do futuro, “big data analytics” entre outros, na região norte,  concretamente no setor do  calçado.
O projeto BEinCPPS é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon2020
Mais informações em: http://www.beincpps.eu




CO2SHOE - Footwear Carbon Footprint
O projeto europeu CO2Shoe que visa desenvolver uma fermenta de cálculo da pegada de carbono no setor do calçado, que permita estimar os Gases com Efeito de Estufa (GEE) emitidos pela produção de cada par de sapatos.

Resultados esperados:
- Criação de uma ferramenta de cálculo da pegada de carbono, capaz de quantificar as Emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) expressos em CO2. O uso da ferramenta irá representar um elemento de diferenciação do produto, indicar a qualidade e a transparência e ajudar a impulsionar a competitividade das empresas. 
- Aplicação da ferramenta de cálculo em 36 diferentes tipos de calçado. 
- Otimizar processos de produção em termos de consumo de energia, água, matérias-primas, etc. 
- Incorporação de ecodesign em modelos de produção, como forma de melhorar os produtos do ponto de vista ambiental, desde a sua fase inicial. 
- Promoção da ferramenta de cálculo da pegada de carbono, específica para o setor do calçado, no espaço europeu.

Parceiros:
- Centro Tecnológico do Calçado de Portugal – CTCP (Portugal)
- Instituto Tecnológico Calçado Espanhol - INESCOP (Espanha) – Coordenador
-Confederação Europeia do Calçado- CEC( Bélgica)
- FICE S.L. Servicios (Espanha)
- Instituto Polaco  da Industria do Couro   -IPS (Polónia) 
- C.G.S. di Coluccia Michelle & C. s.a.s. ( Itália).
O CO2Shoe é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa LIFE +.

Mais informações sobre este projeto em: www.co2shoe.eu


O Cluster Tecnológico do Calçado, uma rede de cooperação informal para a área da inovação, constituída pela APICCAPS e pelo CTCP (entidades coordenadoras), por entidades do SCT, empresas de base tecnológica e empresas demonstradoras, constituída há mais de 20 anos, temas portas abertas a qualquer empresa que pretenda participar em projetos de I&D.

Fonte: ctcp
5071

Voltar