Notícias

Nova formação para apoiar empresas em processo de sucessão familiar

Tuesday, March 10, 2020
Nova formação para apoiar empresas em processo de sucessão familiar

Um processo de transferência da liderança de uma PME de um atual líder para o seu sucessor, se bem conduzido, é um momento único na vida da empresa. Este processo requer alguns cuidados e conhecimentos para todos os intervenientes no processo. Para apoiar as empresas em processos de sucessão, vários parceiros europeus juntaram-se no projeto Skills4Succession, financiado pelo programa Erasmus+, e desenvolveram uma formação inovadora.

Esta nova formação foi já testada pelos parceiros num evento de formação/ aprendizagem para tutores, na passada semana de 17 a 21 de fevereiro, na Bélgica, organizado pelo parceiro Obelisk.

Esta atividade teve como objetivo testar a metodologia de formação e coaching para a sucessão, desenvolvendo nos tutores todas as competências necessárias para facilitar e acompanhar o processo de aprendizagem dos líderes, sucessores e pessoas-chave, nas PME que se envolverem neste processo de preparação da sucessão. 

Foram analisadas as ferramentas desenvolvidas no âmbito do projeto, nomeadamente a plataforma b-learning e o seu conjunto de módulos, tendo sido simulados casos práticos do coaching para a sucessão, de acordo com a metodologia projetada.
Esta formação destina-se aos líderes atuais e seus sucessores, bem como outras pessoas-chave da empresa e colaboradores, por forma a apoiar as empresas a enfrentarem e atravessarem o processo de transferência da liderança de forma bem-sucedida.

Para apoiar as empresas do setor neste processo, o CTCP  enquanto promotor líder deste projeto disponibiliza-se para colocar em prática esta nova formação nas empresas.

Paralelamente está disponível online um teste piloto desta formação  de forma gratuita, , que assenta nos seguintes 6 módulos: Introdução à Sucessão nos Negócios, Visão, Comunicação, Liderança, Gestão de Conflitos e Literacia Financeira e Legal.

Para aceder a estes conteúdos digitais, basta entrar no site do projeto em: https://www.skills4succession.eu e registar-se. 

Para mais informações podem contactar: [email protected] ou [email protected] .






401
Fonte:

Voltar

Relacionado