Notícias

Negócios no calçado com melhoria

quinta-feira, 4 de julho de 2013
Negócios no calçado com melhoria

 O estado dos negócios no setor de calçado "melhorou, embora de forma moderada", no primeiro trimestre, com a produção a "estabilizar", a carteira de encomendas a alongar-se e algumas empresas a recrutar pessoal, divulgou hoje a associação setorial.

De acordo com a análise trimestral de conjuntura à indústria de calçado da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), de janeiro a março "os preços demonstraram tendência de ajustamento em alta, levando algumas empresas a recrutar pessoal".
Contudo, refere, "o abastecimento em matérias-primas e, principalmente, o seu preço, continuam a ganhar peso entre as preocupações da indústria".

Das empresas abrangidas pelo inquérito de conjuntura da APICCAPS, 60% afirmou que a utilização da sua capacidade produtiva é normal para a época do ano e quase metade (48%) apontou uma estabilização da carteira global de encomendas.

Segundo a associação, "ao contrário do que aconteceu no trimestre anterior, são agora as empresas com menor peso da coleção própria nas vendas a dar respostas mais favoráveis sobre a evolução da carteira".

No que respeita às encomendas vindas do estrangeiro, "o panorama de estabilização é praticamente idêntico", embora neste caso as empresas que mencionam uma diminuição superem ligeiramente as que falam de um aumento.

Para o próximo trimestre, e "apesar das perspetivas macroeconómicas pouco favoráveis, quer em Portugal, quer nos principais mercados europeus", as empresas nacionais de calçado "esperam a consolidação de um estado dos negócios favorável".

"As previsões formuladas apontam para aumentos da produção e das encomendas e para a manutenção da tendência de aumento dos preços", adianta.



Fonte: RTP com LUSA,03lul2013
2102

Voltar