Investigadores dos Estados Unidos e Canadá anunciaram esta quinta-feira terem desenvolvido um dispositivo que, unido a um joelho, produz energia através dos movimentos do corpo para carregar dez telemóveis.
Os investigadores já têm pensado nas várias aplicações possíveis. Assim, segundo estes, poderia servir aos caminhantes e aos soldados que não têm acesso à electricidade.
A junta acumula a energia perdida quando se dobra o joelho, após projectado para a frente para fazer um passo, explica o investigador, Arthur Kuo, engenheiro mecânico da Universidade Michigan que trabalhou sobre o engenho, "aquilo gera uma quantidade bastante importante de electricidade comparado com precedentes engenhos e não afecta muito o utilizador", declarou Kuo "Pode-se facilmente encarregar dez telefones portáteis de uma vez. Pode-se alimentar computadores de fraco consumo. Pode-se imaginar também (alimentar) caixas GPS, os telefones satélites ", acrescentou.
Com tal, junta a cada perna dos voluntários sobre um tapete rolante produziu cerca de cinco watts de electricidade andando a 3,5km/h.
Cada uma das juntas pesa cerca de 1,6kg, o que de acordo com Kuo pode melhorar.