Notícias

Impressão 3D: Portugueses participam em formação piloto em Espanha

ACCESS-3DP

quarta-feira, 9 de novembro de 2022
ACCESS-3DP
Impressão 3D: Portugueses participam em formação piloto em Espanha

O CTCP promoveu a participação de 4 representantes do setor,  numa formação piloto em impressão 3D em Espanha, promovida no âmbito do projeto ACCESS-3DP, Programa Erasmus +. Esta formação decorreu entre os dias 25 e 27 de outubro no CETEM Centro Tecnológico do Mobiliário e Madeira da Região de Múrcia.
 
Para além de atividades de formação sobre em impressão 3D, workshops e seminários, os participantes visitaram empresas dos setor do mobiliário, onde tiveram  portunidade de ver as tecnologias aplicadas naquele setor.


Hugo Ventura, da Klaveness, André Amorim, da Belcinto,  Florbela Silva e Gonçalo Costa do CTCP foram os participantes portugueses nesta formação, que contou com participantes de 5países diferentes: França, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.

Testemunhos dos participantes
 
 "Foi bastante interessante ver as diferentes necessidades em relação a impressão 3D em diferentes áreas, bem como a forma em como as mesmas são utilizada..... Definitivamente, ficaram ideias que poderão de alguma forma ser implementadas em contextos diferentes. Foi possível comparar várias tecnologias de impressão lado a lado permitindo ver as vantagens e desvantagens de cada uma, Já tínhamos alguma experiencia em impressão 3D mas foi interessante ver como outras companhias utilizavam a mesma in loco....Foi uma experiência bastante construtiva, não sendo exclusiva para o setor do calçado permitiu ter uma perspetiva mais abrangente das tecnologias sendo que a partilha do conhecimento das diversas indústrias poderá ser muito benéfica, muitas vezes surge a questão de reinventar a roda e aprender da forma mais difícil que é a da tentativa e erro, este evento permitiu ver que as sinergias entre industrias poderão ser muitas e de grande valor”.
Hugo Ventura, Klaveness 


“Esta experiência de formação foi extraordinária, divertida e enriquecedora.  A partilha de conhecimento entre diferentes sectores de negócio é o maior contributo que um profissional pode desejar ao longo da sua carreira. Este conhecimento vai melhorar o meu desempenho profissional a nível prático, ajudando-me a concluir as minhas tarefas com mais rapidez, precisão e perfeição.”
André Amorim, Belcinto

“Das diversas mais-valias que esta experiência me trouxe, gostaria de salientar a aprendizagem obtida através da formação e das visitas às empresas do setor da madeira e do imobiliário, fazendo, desta forma, com que no presente e no futuro seja possível pensar de que forma poderiam ser aplicadas todas as tecnologias demonstradas (impressão 3D e automação) no setor do calçado e marroquinaria.  De realçar ainda a oportunidade da convivência com os diferentes parceiros do projeto, onde foi possível partilhar as perspetivas de cada um em relação às novas tecnologias e às dificuldades que cada um atravessa no setor industrial do respetivo país.”
Gonçalo Costa, CTCP

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Permitiu troca de ideias e abordar diferentes perspetivas da implementação das novas tecnologias nos setores tradicionais. Estas perspetivas vieram de testemunhos de diferentes países e de diferentes backgrounds o que tornou as conversas ainda mais interessantes. Discutiram-se ainda as necessidades por parte das empresas tradicionais para implementar as novas tecnologias e os desafios nesta implementação.
Como membro integrante da equipa de Inovação do CTCP, este evento vai ajudar a desenvolver estratégias para responder aos desafios do setor relativamente à adoção das tecnologias da Indústria 4.0, de que forma podem ajudar a indústria e os seus respetivos modelos de negócio”.
Florbela Silva, CTCP

O CTCP é o parceiro português do ACCESS-3DP, que é um projeto financiado pela Comissão Europeia ( número 2020-1-FR01-KA202-080183), no âmbito do Programa Erasmus + e envolve parceiros de 5países diferentes: França, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.

Conheça este projeto em:https://access3dp.eu





774

Voltar