Notícias

Guia prático - Eficiência energética no cluster do calçado

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
Este guia pretende incentivar as empresas do cluster do calçado a dedicarem maior atenção à utilização de energia e a implementarem ações que promovam a eficiência energética.
Guia prático - Eficiência energética no cluster do calçado

A energia é um recurso essencial em qualquer empresa. Está presente de forma transversal em todas as suas atividades, desde a criação de condições de trabalho (iluminação, climatização), até ao funcionamento do equipamento produtivo, administrativo e às atividades logísticas e de distribuição. Como qualquer recurso apresenta um custo económico, bem como ambiental. Custos, essencialmente, associados à utilização de recursos naturais e emissão de gases com efeitos de estufa.

Para o controlo e eliminação de consumos supérfluos, há que identificar onde e como a energia é consumida, averiguando a existência de margem para melhoria, através de investimento em equipamento mais eficiente ou por simples alteração de práticas.
Um outro vetor de melhoria é a utilização de energias renováveis sendo, neste caso, relevante identificar as opções existentes e avaliar a sua relação investimento / benefício.

Uma abordagem sistemática da gestão da energia, incluindo o acompanhamento dos consumos energéticos e práticas implementadas, permite maximizar ganhos.

Para apoiar as empresas na promoção de uma gestão mais eficiente deste recurso,  o CTCP promoveu a criação do Guia prático: Eficiência energética no cluster do calçado, que aborda todos os aspetos característicos das empresas do setor, nomeadamente: Contrato de fornecimento / Gestão Consumos, Solar Fotovoltaico, iluminação, motores, sistemas de ar comprimido, frota de veículos elétricos, sistemas de gestão energética (certificação ISO 50001).

Este guia pretende incentivar as empresas do cluster do calçado a dedicarem maior atenção à utilização de energia e a implementarem ações que promovam a eficiência energética, contribuindo para minimizar os custos com este recurso, ao mesmo tempo que diminuem o impacto ambiental e promovem a sustentabilidade energética.

Este guia foi desenvolvido no âmbito do projeto kit4foot, projeto cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface e está disponível online ( aceder AQUI)


Financiado por:

Fonte: CTCP
1585

Voltar