Notícias

FAIST: Soluções de Automação e Robótica para o Calçado e Marroquinaria

FAIST: Soluções de Automação e Robótica  para o Calçado e Marroquinaria

O setor do calçado enfrenta desafios significativos, incluindo a necessidade de aumentar a eficiência, reduzir custos, melhorar os níveis de sustentabilidade e colmatar a falta de mão de obra especializada. A automação e robotização surgem como parte essencial para as soluções destes desafios, permitindo que as empresas se adaptem às exigências do mercado global.

A indústria do calçado é tradicionalmente intensiva em mão-de-obra o que pode resultar em elevados custos operacionais e, por vezes, variabilidade na qualidade dos produtos.  Assim, automatizar processos pode resultar em:
Aumento de eficiência: com redução de tempos e aumento de capacidade produtiva permitindo operações contínuas.
Redução de erros: elevado grau de repetibilidade e exatidão das operações resultando em maior consistência e qualidade dos produtos finais.  
Flexibilidade: a automação avançada permite, cada vez mais, uma adaptabilidade a diferentes tamanhos e modelos de calçado aumentando assim a flexibilidade e agilidade produtiva.
Sustentabilidade: pelo uso eficiente de recursos, como colas e peles, e redução de desperdícios pela diminuição do erro.

Para além dos ganhos de processo, a automação e robótica têm um impacto significativo no bem-estar dos trabalhadores, diminuindo a sua exposição a partículas e compostos orgânicos voláteis prejudiciais à saúde, assim como melhoria das condições de ergonomia e diminuição da necessidade de movimentos repetitivos com cargas elevadas com consequências a longo prazo.

Isto permite, também, uma capacitação dos recursos humanos e redireccionamento para tarefas de maior valor acrescentado, seja de controlo de equipamentos ou linhas, ou mesmo tarefas mais criativas onde os conhecimentos do saber fazer são essenciais.

FAIST promove novas soluções de automação e robótica para a indústria

A agenda mobilizadora FAIST (Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica) é uma iniciativa que já está a transformar a indústria do calçado e marroquinaria em Portugal, tornando-a mais moderna, competitiva e mais preparada para enfrentar os desafios futuros. Este projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) envolve um consórcio de 44 entidades: empresas de calçado e marroquinaria, desenvolvedores de equipamento e software e entidades do sistema científico e tecnológico. 
 
Os principais objetivos do FAIST podem ser resumidos em:
Inovação Tecnológica: Desenvolvimento de processos produtivos robotizados e automatizados, bem como software de gestão e controle de produção.
Sustentabilidade: Produção de novos tipos de produtos ecológicos e sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental da indústria.
Capacitação: Qualificação e capacitação dos recursos humanos, preparando-os para operar num ambiente altamente tecnológico.
Competitividade: Aumentar a especialização e a eficiência das empresas, permitindo-lhes competir melhor no mercado global.

A integração de tecnologias avançadas promovida pelo FAIST para além de modernização da produção, posiciona a indústria portuguesa de calçado como líder em inovação e sustentabilidade. A automação e a robotização são, portanto, pilares fundamentais para alcançar esses objetivos, garantindo que as empresas possam responder rapidamente às mudanças do mercado com um elevado nível de competitividade.

Dentro de soluções para a automação, os principais resultados do FAIST incluem cerca de 30 novos bens de equipamento inovadores, 5 linhas integradas de produção, 3 unidades piloto e cerca de 20 novas soluções de software.

Desta forma, enumeramos alguns exemplos dos vários desenvolvimentos que resultarão da agenda:

Linha de produção integrada automatizada / calçado de segurança tricotado
Linha de produção integrada automatizada para a produção de calçado de segurança tricotado desde o fio ao sapato. Será uma linha quase totalmente automatizada, conectada através da internet das coisas industrial. 
Copromotores: AMF, DCSI Pro, Fernando Ferro & Irmão e Softideia.

Linhas de produção integradas multiproduto
Complexo de linhas de produção integradas multiproduto com soluções avançadas de automação adaptadas à diversidade dos produtos e com elevado grau de flexibilidade, com gestão inteligente das várias linhas. 
Copromotores: Carité, DCSI Proe Olifel.

Linha flexível para calçado com sola injetada ao corte e colados
Linha flexível para calçado com sola injetada ao corte e colados, com capacidade de gestão da produção em tempo real pela sensorização das formas e produtos, possibilitando a adaptação dos sistemas robóticos e a gestão da produção. 
Copromotores: Armipex, DCSI Pro, Fernando Ferro & Irmão e Olifel.

Estação Robotizada para Preparação de Solas
Visa automatizar quatro operações sequenciais na preparação de solas.
Desenvolvido por: Tropimática 

Célula Robotizada para Aplicação de Primário e Cola gáspeas
Visa desenvolver um sistema robotizado que possa aplicar de forma automática primário e cola em gáspeas , substituindo processos manuais e potencialmente melhorando a consistência e precisão. 
Desenvolvido por: Tropimática

Estação flexível para cardagem com ferramentas mistas
Esta estação oferecerá diferentes processos de cardagem permitindo que os fabricantes selecionem o método mais apropriado com base no material que está a ser processado. 
Desenvolvido por: Selmatron

Solução de Recolha Automática para Máquinas de Corte
Esta solução visa automatizar a recolha de peças após o corte, o que é frequentemente uma tarefa manual e demorada. 
Desenvolvido por: MIND e DCSI Pro

Máquina de Corte por Jato de Água de 5 Eixos
Ao incorporar cinco eixos de movimento, esta máquina de corte oferecerá um alto nível de precisão e flexibilidade, permitindo a criação de formas e designs mais complexos.
Desenvolvido por: CEI

Máquina de Injeção Direta de Estação Única para Solas
Esta máquina permitirá a produção eficiente de solas usando um método de injeção direta, potencialmente melhorando a qualidade do produto e reduzindo o desperdício de material. 
Desenvolvido por: Tropimática

Módulo de Digitalização Automática de Formas
Este módulo irá automatizar o processo de digitalização de formas, criando modelos digitais que podem ser usados para fins de design e produção. Automatizar esta etapa pode melhorar a eficiência e precisão no desenvolvimento de calçado. 
Desenvolvido por: Tropimática

Unidade Piloto de Automação e Robótica
Esta atividade envolve o desenvolvimento e teste de unidades piloto para várias soluções de automação e robotização, permitindo a validação no mundo real e o aperfeiçoamento das tecnologias antes da implementação mais ampla. 
Desenvolvido por: CTCP

Célula de acabamento de sola para corte da rebarba automatizada
Esta solução automatizará o processo de corte de rebarba para solas injetadas, uma tarefa atualmente realizada manualmente.
Desenvolvido por: JPM

Célula de inspeção de qualidade para solas EVA
Esta célula automatizará o processo de inspeção para solas EVA, garantindo padrões de qualidade predefinidos. Incorporará sistemas de visão e manipulação robótica para acelerar o processo de inspeção e melhorar a precisão. 
Desenvolvido por: JPM

Solução robótica para pick and place de palmilhas
Esta solução robótica e automação tem o objetivo de automatizar o posicionamento de palmilhas e outros componentes após o corte. 
Desenvolvido por: Roboplan

Equipamento especial para corte e gravação de palmilhas anatómicas
Este equipamento automatizará a produção de palmilhas anatómicas, incluindo corte, gravação e outros processos. Será assistido por visão artificial e computorização da forma das palmilhas. 
Desenvolvido por: Lumitio e Optima

Para além das soluções apresentadas, o FAIST terá uma forte componente de ferramentas de software, muitas delas integrando-se diretamente com as linhas de produção e os bens de equipamento descritos. Adicionalmente, estão a ser realizadas ações de capacitação de recursos humanos para o uso destas tecnologias, assim como de sensibilização para a existência das mesmas.

A Agenda FAIST representa um esforço concertado para modernizar e preparar para o futuro a indústria portuguesa de calçado e marroquinaria, alavancando a inovação e a tecnologia para impulsionar a competitividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento dos recursos humanos. Espera-se que os resultados da agenda, abrangendo novos equipamentos, processos, materiais e soluções digitais, tenham um impacto significativo na capacidade da indústria de prosperar no mercado global e, ao mesmo tempo, responder às necessidades em constante evolução dos consumidores e do meio ambiente.

Para mais informações e apoio nas áreas da automação e robótica contacte-nos: [email protected]

Data Publicação: quarta-feira, 23 de outubro de 2024
804

Voltar

Relacionado