Notícias

FAIST: Consórcio reúne para planear o desenvolvimento de soluções industriais tecnológicas para o futuro do setor

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
FAIST: Consórcio reúne para planear o desenvolvimento de soluções industriais tecnológicas para o futuro do setor

O CTCP-Centro Tecnológico do Calçado de Portugal promoveu a primeira reunião da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, no passado dia 16 de janeiro, online. O encontro contou com a presença de todos os parceiros envolvidos no projeto, um consócio constituído por uma equipa multidisciplinar de 45 copromotores, com competências complementares, incluindo várias empresas e instituições altamente experientes na colaboração em projetos de inovação para o cluster de calçado e artigos de couro. O projeto FAIST é liderado pela empresa CARITÉ e coordenado pelo CTCP.

Na reunião foram apresentados os principais objetivos do FAIST, a sua estrutura e atividades a desenvolver durante os próximos 3 anos.  No âmbito deste projeto estão previstas iniciativas como: linhas de produção integradas e flexíveis com mínima intervenção humana, ilhas de automação para processos de mão-de-obra intensiva e repetitiva, plataformas e ferramentas digitais e  criação de conteúdos digitais para capacitação do setor.

Resultado destas iniciativas, o FAIST pretende transformar o perfil da indústria do calçado e marroquinaria, aumentando o seu grau de especialização tanto em novos produtos, como em bens de equipamentos e processos. Deste modo, esta agenda oferecerá soluções industriais tecnológicas para a próxima geração de produtos.

As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial são um projeto cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela União Europeia.

808

Voltar